71cc55b2db6ebe5ed9315e63f9176f0e.jpeg Dia Mundial da Saúde reforça importância de coleta e tratamento de água

cc6e746f3e3e55743d5e3534d5ebed1e.jpeg Caminhada marca encerramento da campanha Março Verde em Palhoça

55b3f33b3d2b945e07063ed4c967a047.jpeg Paralisação dos entregadores segue em Palhoça nesta terça-feira (1)

ac21601e0817888d406f368117fa60de.jpeg Equipes da Águas de Palhoça atuam 24 horas, sete dias por semana

665ecf32d2b21ec7f152a5aae151c271.JPEG Safari Beach Jurerê prepara três festas imperdíveis durante o feriado de Páscoa

dd1cb9681ca5fa0d0d6e78552063c88b.jpeg Reportagem resgata capas icônicas e história da identidade visual do jornal

b2c10aad0a15788880e2a6c4896ecf16.jpeg Shopping ViaCatarina recebe feira e exposição de orquídeas

970a8838c2b7ef03e6e9f925f78c1ebb.jpeg Pitty & Fresno na Arena Opus: dois shows incríveis na mesma noite

0bebcef9ecbd6d4740b0fbf074cefe9a.jpeg Evento contra a intolerância com religiões de matrizes africanas ocorre neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

8c3d42b7a9ca943e04b20f66e1b9ec36.jpeg Judô: equipe de Palhoça conquista vagas em Campeonato Brasileiro Regional V

411fd83fcf84c0fa1ea5de539b8a13ae.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista título duplo no Grand Prix de Futsal

A pedagogia em tempos de pandemia

Artigo enviado pela professora Mariléia Mendes Goulart

afa57ce8a2ac1540a42c7e60aeb7119d.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Mariléia Mendes Goulart* 

 

A Pedagogia constitui-se como ciência e se estabelece como prática social para organizar a educação em determinado tempo e espaço. Além de habilitar professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ela perpassa a formação de todos os professores, das diferentes áreas que precisam de conhecimentos pedagógicos na organização de sua prática.  

Mas como podemos pensar na Pedagogia em tempos de pandemia mundial como essa que estamos vivendo? E quais são as contribuições da Pedagogia para a prática docente em tempos de pandemia?

Como instituição, a escola não teve tempo para pensar. Num belo dia, nós acordamos com a ordem de agora é tudo remoto. As escolas se esvaziaram, de estudantes e de professores, e foi preciso uma nova forma de ensinar. Há um esforço de todos para exercer essa função social de estarmos conectados enquanto escola. Tempo e espaço já não são mais os mesmos. As realidades são muito diferentes, alguns não têm acesso aos meios virtuais, há pais que possuem dificuldades em ensinar, entre outras coisas. 

Assim, para responder a essa questão, procurei escutar algumas vozes, de professores e famílias. 

Ana Paula, mãe de estudante do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede estadual, menciona: “Tem sido um desafio prazeroso, Luiz é dedicado e adora aprender, então, está sendo muito bom. Eu adoro ver o desenvolvimento dele, faço vários vídeos, temos a nossa rotina de estudos dia a dia, após o almoço. Também a professora dele é muito dedicada, explica tudo muito bem e prepara tudo com muito carinho”.

Carla, mãe de dois estudantes na rede privada de ensino, diz: “Acho que não se trata de uma simples migração do presencial para o virtual. A escola não pode estar indiferente ao que acontece e às implicações no ensinar e aprender. Me pergunto, como mãe: que tipo de conhecimento meus filhos precisarão? Ou precisam neste momento? Particularmente, acho que o a escola, neste momento de transição, pode ser o espaço de não isolamento, de contato, mas não vejo sentido em se priorizar qualidade de conteúdos e avaliações”.

Suas falas remetem a tantas reflexões. O encontro entre pais, filhos e escola. A rotina da família, que teve de ser reorganizada. Sobretudo, chama-me a atenção o questionamento sobre a legitimidade daquilo que ensinamos, o modo como fazemos e como avaliamos. Isso é dado de estudo para a Pedagogia. 

Para as professoras ouvidas, tudo tem sido um grande desafio. Segundo a professora Ana: “Estamos vivendo um período marcado por medos e incertezas e nossa profissão precisou reinventar-se. Segundo as diretrizes para a Educação Infantil, a função dessa etapa é educar e cuidar em complementaridade às famílias. Portanto, nunca tivemos uma oportunidade tão rica do encontro entre as famílias”. Para a professora Marlei: "Ensinar, nestes tempos de pandemia, tem sido um desafio. São muitas atribuições ao professor, que tem que se reinventar a cada dia. Auxiliar os alunos a distância, muitas vezes, não é tarefa fácil. Gera insegurança se realmente houve aprendizagem. É necessário repensar nossas práticas com o que realmente faz sentido no processo ensino-aprendizagem".

Inquietação, medo e insegurança concorrem com a cobrança urgente da reinvenção. O que seria esse novo normal que nos cobram a todo instante? Segundo Tonnucci, estudioso italiano, estamos a propor atividades para estudantes que estão confinados em casa, num tempo de pandemia; precisamos pensar experiências mais significativas e provocar o gosto por aprender e ter autonomia para isso.  

Não temos respostas prontas e acabadas, apenas a certeza de que apropriação do conhecimento científico pode gerar uma sociedade mais humana, igualitária e sustentável. Assim, finalizo, reafirmando a importância da escola e do (a) professor (a), com a fala de uma criança, num vídeo que viralizou nas redes sociais: “Sem professora eu não consigo aprender bem”. 

 

* Mestre em Educação, coordenadora dos Curso de Licenciatura em História, Geografia e Pedagogia da Unisul



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg