Saiba como foi a formação política e administrativa de Palhoça
Ao longo da história, Palhoça passou por várias denominações e teve diversas composições geográficas, até chegar ao território atual. Confira a cronologia dessas transformações!
Em 8 de novembro de 1882, foi criada, pela Lei Provincial 949, a freguesia denominada Senhor Bom Jesus de Nazaré da Palhoça, subordinada ao município de São José.
Em 28 de setembro de 1896, Palhoça passou a ser distrito de São José, criado com a denominação de Senhor Bom Jesus de Nazaré da Palhoça, pela Lei Provincial 1.141.
E finalmente, em 24 de abril de 1894, através do Decreto Estadual 184, Palhoça foi elevada à categoria de vila, com a denominação de Palhoça, desmembrada de São José. O novo município ficou constituído de quatro distritos: Palhoça, Enseada de Brito, Santo Amaro do Cubatão e Teresópolis.
Em 22 de setembro de 1902, foram criados os distritos de Santa Izabel e de Santa Tereza, passando a fazer parte do município de Palhoça.
Em divisão administrativa em 1911, o município estava constituído por seis distritos: Palhoça, Enseada do Brito, Santo Amaro do Cubatão, Teresópolis, Santa Izabel e Santa Tereza.
Em 29 de março de 1917, também passou a fazer parte do município de Palhoça o distrito de Anitápolis, e em 23 de novembro de 1917, também foi anexado o distrito de São Bonifácio do Capivari.
Em 22 de agosto de 1919, Palhoça foi elevada à condição de cidade, pela Lei Estadual 1.245. Em 1920, o recenciamento geral apontava nosso município com oito distritos: Palhoça, Santo Amaro do Cubatão, Enseada do Brito, Teresópolis, São Bonifácio do Capivari, Santa Izabel, Núcleo Anitápolis e Santa Tereza.
Em 4 de outubro de 1922, Santa Tereza deixa de fazer parte do município de Palhoça para formar o novo município de Bom Retiro.
Em 11 de dezembro de 1930, o município de Garopaba é extinto, sendo seu território e o distrito de Paulo Lopes anexados ao município de Palhoça.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de nove distritos: Palhoça, Santo Amaro do Cubatão, Enseada do Brito, Teresópolis, São Bonifácio do Capivari, Santa Izabel, Anitápolis, Garopaba e Paulo Lopes. Assim permanecendo em divisão territorial até 1938.
Em 1938, o distrito de Santa Izabel passou a denominar-se Rancho Queimado.
No período de 1939 a 1943, o município de Palhoça é constituído de nove distritos: Palhoça, Anitápolis, Enseada do Brito, Garopaba, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro (ex-Santo Amaro do Cubatão), São Bonifácio do Capivari e Teresópolis.
Em 1943, o distrito de Rancho Queimado é desmembrado do município de Palhoça para formar o novo município de São José. Sob o mesmo decreto acima citado, o distrito de Santo Amaro passou a denominar-se Cambirela e o distrito de Teresópolis passou a denominar-se Queçaba.
De 1944 a 1948, o município era constituído de oito distritos: Palhoça, Anitápolis, Cambirela, Enseada do Brito, Garopaba, Paulo Lopes, Queçaba e São Bonifácio.
Em 30 de dezembro de 1948, o distrito de Cambirela passou a denominar-se Santo Amaro da Imperatriz.
Em 1950, o município é constituído de oito distritos: Palhoça, Anitápolis, Enseada do Brito, Garopaba, Paulo Lopes, Queçaba, Santo Amaro da Imperatriz (ex-Cambirela) e São Bonifácio.
Em 1958, são desmembrados do município de Palhoça os distritos de Santo Amaro da Imperatriz, Anitápolis e Queçaba, para formar o novo município de Santo Amaro da Imperatriz.
Em 1961, é desmembrado do município de Palhoça o distrito de Paulo Lopes, passando a ser município. Também em 1961, o distrito de Garopaba é desmembrado de Palhoça, passando a município.
Em 1962, foi a vez do distrito de São Bonifácio passar a ser município.
A partir de 1963, o município permaneceu somente com dois distritos, Palhoça e Enseada do Brito, assim permanecendo em divisão territorial até os dias de hoje.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?