956139c7380452c7edfeb4cfea23250d.jpg Inscrições abertas para cursos de ensino médio técnico no Ifsc

5d57aee5a81224d6ad56f273f6103f7b.jpg Campus Palhoça Bilíngue recebe Comenda do Legislativo Catarinense

cfd638a5cc2da9c1cb53cf05e8755dd6.jpg Obra viária deve melhorar fluxo do trânsito na saída do Jardim Eldorado

00e5855bff90cab256a62f0c124a2a7f.jpeg Prefeitura promove reunião de alinhamento da Operação Verão

a444c72bf02bf6d7440f2a87e91ca3e7.png Acip promove encontro para tratar do cenário fiscal e tributário

f88bab739dd6751f466178030bbd267f.jpeg Monique Cardoso, a empreendedora de Palhoça na área da saúde capilar

5122060c56b3b610ad1449104c3172f3.jpeg Festa da vitória de Eduardo Freccia reúne 3 mil apoiadores

079b14aaba8a63d8ff78700e9ebcafc4.jpg Palhoça recebe maior festival de cultura pop a céu aberto da região

c1ce1312bf756b7b16aa7d42a5d97e56.jpeg Jorginho do Império integra agenda de atrações do ViaCatarina

9d943f022045f4b0f866d832b66f03bf.jpeg Jogos Escolares de Palhoça encerram com participação de 31 escolas

d4dd8eca14c950d508336c85ee5b9039.jpeg Jovem de Palhoça conquista medalha nos Jogos da Juventude Caixa

ee05e058856a08c8d6de3d64e4e969b8.jpeg Programa Educa+Esporte realiza capacitação de basquetebol

6c8ea95c8d3178d84e72de169f612fd2.jpeg Palhoça terá equipe na badalada estreia do surfe nos Jasc

0a89397242042586eb759db06068e2a0.jpeg Atleta de Palhoça integra equipe brasileira de tiro com arco no Oriente Médio

A BR-282 em Santo Amaro e Palhoça

Artigo enviado pelo escritor e funcionário público Nery A. Eller

6f86e3cf4a626985879ad66b401738fe.jpg Foto: DAVI JOÃO/DRONE/ARQUIVO JPP

Já temos quase 30 anos desde que se inaugurou o traçado da BR-282 por vias centrais de Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça. Quando houve a inauguração da BR-282 nesse trecho, ventilou-se que seria um traçado provisório, e que o traçado por via própria seria logo construído. 

Isso, como quase sempre em obras públicas, virou promessa vazia, quimera! 

Com um trânsito absurdamente intenso, a BR-282 traz diversos problemas para os moradores que residem nas proximidades por onde ela passa, nas vias centrais de Santo Amaro e Palhoça. Atravessá-la tornou-se um risco altíssimo, mormente para crianças e idosos.  

Todavia, a maior preocupação atual diz respeito à rótula da BR-282, em Palhoça.

Quem passa diariamente por esse local pode observar que é um absurdo a BR-282 se ligar à BR-101 através dessa rótula! Como conceber uma BR, no caso a BR-282, concorrer com o trânsito intenso da via marginal da BR-101 e de outros acessos naquele local?

A cada ano que passa, o trânsito se intensifica cada vez mais à BR-282 em Palhoça (desenvolvimento desordenado de Palhoça e região; aumento permanente do trânsito da região, do Planalto, do Oeste e do Extremo Oeste do estado; etc.) e, com isso, os congestionamentos à BR-282 são constantes, causando diversos transtornos aos motoristas que precisam utilizar diariamente essa via. Além disso, temos o travamento da via marginal da BR-101, uma importante via que é muito utilizada por ônibus e demais veículos da região.

É sabido que a ligação da BR-282 deveria se dar diretamente à BR-101 através de um elevado ou viaduto. Esse assunto deveria estar bem claro para o Dnit, governo do estado, Prefeitura de Palhoça, além de outros órgãos e instituições envolvidos com esse tema. Todavia, não se vê ninguém da esfera pública se movimentando para solucionar tal problema, que já alcança décadas!

Passando-se por esta rótula é possível ver o terreno que deveria servir a essa importante, necessária e urgente obra pública sendo utilizado na edificação de uma grande obra particular! Junto a essa obra particular, uma segunda grande obra já está em vias de ser iniciada! 

Essas obras particulares liberadas pela Prefeitura de Palhoça junto à rótula da BR-282 praticamente liquidam com a ligação direta da BR-282 à BR-101. O trânsito nessa rótula, que já é saturadíssimo e estressante, ficará ainda pior com o movimento de carros que essas obras suscitarão no local!

Eu reputo isso a um grande equívoco dos setores públicos municipal, estadual e federal. Uma verdadeira falta de visão e leitura da situação atual de mobilidade que temos hoje e que será exponencial nos próximos anos. 

A alça de contorno da BR-101 em Palhoça já sofreu alterações de prazo e custo devido a essa visão liberalista de edificações sem o devido planejamento e organização do espaço público. A rótula da BR-282 segue o mesmo caminho, ficando num segundo plano em termos de mobilidade. 

Se Palhoça passa por um momento onde a mobilidade é uma das piores do estado (senão a pior), não seria coerente se trabalhar juntamente com o governo do estado, Dnit e nossos representantes nos legislativos estadual e federal, para que a ligação da BR-282 à BR-101 aconteça o mais breve possível, reservando-se espaço físico para tal fim?

O futuro se constrói com ações do presente! No entanto, o que se vê hoje é algo bastante preocupante para esse futuro que nos espera!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg