Dia do padroeiro
Quando em terras estrangeiras, trabalhando em Itaiópolis, no planalto norte catarinense, conheci Santo Estanislau, santo muito valorizado pelos descendentes de poloneses. Por lá, são muitos Estanislaus, Estanislavas (...). Em Palhoça, temos o “Bom Jesus de Nazaré”, padroeiro dos palhocenses e também os Nazarenos, as Nazarés (...). O livro “Senhor Bom Jesus de Nazaré: padroeiro do município de Palhoça/SC Arte, História e Devoção” ( 2006), de autoria do escritor Manoel Scheimann da Silva, resgata a história do padroeiro palhocense - de sua escultura trazida de Porto/Portugal para Palhoça, em 1872. Parabéns à comunidade católica palhocense, que realizou uma bonita festa para seu padroeiro no último final de semana. Pena que a maioria dos vereadores locais não valorizaram a história de sua gente. Em 2015, atendendo interesses de comerciantes locais, decidiram colocar o feriado municipal dedicado ao padroeiro da gente palhocense, desde a década de 70, como ponto facultativo, não valorizando desta forma um pausa para fé, a convivência familiar e comunitária - valores esquecidos em tempos atuais. Lamentável!
Andréia Espíndola
(Por e-mail)
Projeto da nova Praça 7
Gostei, mas tem que tirar aqueles perambulantes que ficam ali e vendedores ambulantes. É um saco!
@juliana_silvino
(Pelo Instagram)
Projeto da nova Praça 7 II
Tantos bairros sem praça ou com praças mal estruturaras e o investimento vai para o Centro? Injustiça social para moradores de baixa renda! Muitos não possuem condições para mobilizar suas famílias até outras partes da cidade, em busca de lazer/entretenimento... Acho que os investimentos deveriam desfocar do centro/fomentação comercial e considerar o bem estar social do município como um todo.
anacschmitz
(Pelo Instagram)
Projeto da nova Praça 7 III
Tanta coisa pra arrumar em Palhoça... Mexer outra vez na praça. Pra quê? Gostei não. Acho desnecessário!
@fabi_silva_rosa
(Pelo Instagram)
Projeto da nova Praça 7 IV
Bom! Legal a iniciativa de reformular a praça, até porque está um ambiente diferente do que era há 10 anos, onde era agradável estar na praça. Hoje vejo muito lixo jogado no chão, muitas áreas que eram grama se tornaram chão batido, etc.... Mas sobre o projeto não dá pra opinar, pois a representação do 3D está ruim e não dá pra imaginar como ficará a praça com a reforma. Um profissional urbanista capacitado jamais irá apresentar um projeto nesta qualidade. Tem que ser mais exigente antes de publicar um material desse, pois ao invés de ganhar apoio da população, acaba denegrindo as iniciativas.
antonio_junior_arq
(Pelo Instagram)
Filas
Filas não são típicas de início de mês. Mas, sim, da falta de atitudes para melhorar a mobilidade urbana.
Ricardo Arruda
(Pelo Facebook)
Publicado em 09/08/2018 - por Palhocense