Festa da Tainha na Guarda do Embaú
Domingo (2) tem Festa da Tainha no Big Bamboo Engenho da Guarda do Embaú. O restaurante fica no pé do Morro da Guarda, com direito a trilha e muito contato com a natureza. O espaço do engenho terá decoração especial com aproveitamento do ambiente externo e a música ao vivo da Banda Bendicta, de Garopaba, com autêntico samba raiz.
Os convidados poderão conhecer toda a estrutura da casa que está engajada nas propostas sustentáveis com aplicação em todas as instalações.
Os participantes irão degustar:
Tainha Assada no Bamboo
Tainha assada na folha de bananeira
Tainha recheada com camarão
Ova de tainha frita
Acompanhamentos serão orgânicos, da produção local
O custo será de R$ 49,90 por pessoa. Para mais informações, entre em contato pelas redes sociais do Big Bamboo ou pelo www.bigbamboo.com.br
Tainha aparece desde o Rio Grande do Sul até o Amapá
Quando chega o frio, com vento Sul ali pelo mês de maio lá vem ela... a tainha. Este talvez seja o peixe mais emblemático do nosso litoral. Tem um apelo fortíssimo de ligação com a cultura do litoral e também funciona como âncora econômica, já que ela proporciona oportunidade de trabalho extra aos pescadores nesta época do ano.
A tainha é um peixe costeiro de águas tropicais e subtropicais que nada na superfície formando cardumes. Na época da reprodução a tainha migra do estuário para o mar, desovando entre o Norte do Rio Grande do Sul e o Norte de Santa Catarina, em mar aberto, do fim do outono ao início do inverno, com picos nos meses de maio a junho. A tainha tem registros de ser encontrada desde o RS até o Amapá.
Para preservar a espécie, existe forte controle sobre a pesca na safra, com três etapas. Primeiro para a pesca de subsistência (redes nas praias), depois a pesca com embarcações costeiras e por último a pesca industrial, com os grandes barcos em alto mar.
O preparo da tainha tem muitas possibilidades e variações: frita, ensopada, escalada, além do atrativo da ova, que muitos preferem em relação ao peixe, que tem gosto mais forte. Em países do Oriente, a ova de tainha é uma iguaria que anda na mesma faixa de exclusividade e sofisticação do caviar.
O sabor de uma ova de tainha é especial, tanto que a indústria pesqueira foca especificamente na ova pelo seu valor agregado e potencial de mercado.
Publicado em 30/05/2019 - por Marcos Heise