Simplicidade é tudo
Na cozinha, temos uma série de regramentos que são sugeridos para a preparação de alimentos. A transformação acontece por adição de calor, nas mais diversas formas.
Tenho buscado cada vez mais a simplicidade nas preparações, nada de usar muitos temperos, fazendo assim extrair o melhor sabor de cada alimento.
Sou frontalmente contra o uso do bouquet garni, técnica francesa de alcance mundial. Junto com o sal e a pimenta, utilizo apenas um tempero por cada preparação. Salsinha, sálvia, tomilho, alecrim, louro ou orégano, manjerona ou manjericão.
Cada um tem seu protagonismo e misturá-los acarreta uma grande confusão de sabor no resultado final.
Além disso, tenho restrição total ao que chamo de 4Cs: cominho, coentro, cravo e canela. Jamais os utilizo.
Dito isso, vamos explicar dois preparos muito, mas muito simples, e com resultados saborosos: a cebola caramelizada e a cenoura no formato de fetuccine.
CEBOLA
Ingrediente é ela mesma - cortada em cubinhos ou em fatias. Nada de aditivos como açúcar ou molho shoyo. Uma panela de ferro é muito importante. Faça a cebola na quantidade desejada mexendo sempre. Após começar a mudar de cor, acrescente sal a gosto. A cebola irá se desidratar e o caramelo surgirá mais rápido. Não esqueça de mexer sempre. A cebola pode ser usada no sanduíche, junto com hambúrguer, na torradinha, sobre uma massa, com arroz ou acompanhando carnes. Você também pode misturar com farofa no churrasco, fica excelente.
CENOURA
Para preparar esta cenoura só precisa de um fatiador de legumes. Escolha cenouras longas. Retire a casca e continue fatiando a cenoura no formato de um fio rústico de macarrão no sentido do comprimento. Vá fazendo esta operação ao redor até ela ficar um fiapo. Faça a quantidade que julgar necessária. Depois é só refogar em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e pimenta moída na hora por cima. De leve. A cenoura vai encolher um pouco e ficará no formato de um fetuccine e al dente. Ideal para acompanhamentos de carnes, peixes ou aves. Também fica muito bom misturada a um pouco de farofa.
Publicado em 14/02/2019 - por Marcos Heise