Empanados mais crocantes com farinha panko
Reza a lenda que o nível de crocância de empanados e milanesas nunca mais foi o mesmo depois que surgiu por aqui a farinha tipo panko. De origem japonesa, a panko significa “migalhas de pão”, dando nome à farinha que resulta de flocos de pão branco sem crostas. Além da consistência inigualável que confere às frituras, o ingrediente absorve menos óleo em comparação às usuais farinhas de rosca.
Ou seja, é muito mais sabor e saúde. Mas é importante observar que as marcas à disposição no mercado podem conter glúten. Quem não tem essa restrição pode aproveitar à vontade. E quem tem a restrição pode tentar buscar uma preparação sem o glúten.
A receita que passamos pode usar qualquer proteína: peixe, frango, ave ou suíno. Neste caso aqui foi usado o filé de peito de frango, um dos itens mais consumidos em nosso cardápio diário.
Filé de frango no panko
Ingredientes
Filés de peito de frango (quantidade depende do número de pessoas)
Sal e pimenta moída na hora
Farinha de trigo
Ovos
Farinha panko
Óleo para fritar
Preparo
Tempere os filés com sal e pimenta e deixe reservados na geladeira por pelo menos uma hora para que o tempero pegue.
Passe os filés no trigo pelo ovo, bata bem, e depois na farinha panko.
Frite em óleo bem quente e deixei descansar por um minuto no papel absorvente para retirar eventual resto de gordura.
Sirva imediatamente porque senão a crocância vai embora. Para fazer companhia à carne, uma seleção de vegetais como alface, agrião e tomatinhos cereja.
Outra dica: se não tiver fritadeira em casa, use uma panela de ferro com fundo grosso. Garante um bom resultado.
Mais uma dica: querendo aproveitar o momento da fritura, o preparo vale para a banana à milanesa, que com o uso de panko também fica ótima.
Publicado em 18/10/2018 - por Marcos Heise