Reforço de Agenda
Teremos dois eventos de pegada germânica neste final de semana: a Stammtisch do Conselho Comunitário da Ponte do Imaruim, no domingo (23), e a Oktobertanz, em São Pedro de Alcântara, no sábado(22) e domingo (23). As duas festividades têm acesso gratuito e livre e são eventos com atrações para toda a família. É uma arrancada para o calendário das festas de outubro em Santa Catarina. Ein prosit!
Ceviche de pargo no limão siciliano
A primavera chegou. As temperaturas sobem e os cardápios pedem preparações mais leves e frescas. O ceviche é uma delas. O prato anda em alta nos principais centros gastronômicos do país e certamente ganhará força aqui no Sul, com a chegada do calor. É um prato muito leve, ideal para a turma “fit” e muito fácil de preparar. A proteína é o peixe de carne branca, aqui representado pelo pargo. As opções podem ser a anchova (sem as partes escuras), peixe-espada, corvina e linguado. Fica ao gosto de cada um.
Ingredientes
1kg de filés de pargo sem pele, cortados em cubinhos
De 4 a 6 limões sicilianos, dependendo da quantidade de suco (deve cobrir o peixe)
2 cebolas roxas fatiadas bem fininhas
A parte do meio de um alho poró (onde a cor fica dégradé), cortado em tiras fininhas
De 12 a 16 unidades de pimenta tipo biquinho em conserva, a gosto, cortadas ao meio
Um pimentão amarelo e um pimentão vermelho fatiados, bem fininho, sem a pele e sem sementes.
Um quarto de um maço de ciboulette cortadinho pequeno
Hastes de ciboulette para decorar
Pimentas biquinho inteiras para decorar
Azeite de oliva extra virgem
Pimenta e sal
Modo de preparo
Faça o suco dos limões e use uma vasilha ou prato de cerâmica para que o suco tenha contato com todos os pedaços do peixe, que vai “cozinhar” no limão. Ponha na geladeira por 40 minutos. Mexa umas duas vezes delicadamente. Enquanto isso, numa outra vasilha junte todos os demais ingredientes, temperando com azeite de oliva, sal, pimenta do reino moída na hora. Após os 40 minutos, coar o suco do limão e misturar o peixe com os vegetais temperados. Se preferir, acrescente mais um pouco do suco de limão que ficou na marinada, se quiser um sabor mais picante. Ajuste sal e pimenta a gosto. Sirva como opção de entrada.
Harmonização
A cerveja ideal para este prato é do estilo Witbier. Pode ser uma Estrella Damm Inedit, cerveja espanhola com a assinatura do Ferran Adrià. Temos também opções nacionais: a Wäls Wit e Bodebrown Blanche de Curitiba.
(Dicas do mestre cervejeiro Max Prujanski, filiado Acerva)
Publicado em 20/09/2018 - por Marcos Heise