Receita agridoce: um delicioso camarão no abacaxi
Não sou exatamente um fã das combinações agridoces, embora as utilize bastante em preparações e pedidos de clientes. Uma das frutas que é muito versátil em combinações nessa linha é o abacaxi, neste caso, contracenando com camarões. O abacaxi tem a função estética de dar uma apresentação toda especial a esta receita, que é muito simples e tranquila, e vale como uma entrada.
Camarão no abacaxi
Ingredientes
Um abacaxi grande, o maior que encontrar
Cerca de 300 gramas de camarões frescos e limpos
Manteiga
Sal e pimenta
Um pote de requeijão sabor cheddar
Preparo
Corte o abacaxi ao meio no sentido do comprimento e retire com cuidado toda a polpa de fruta, sem furar a casca. Descarte o talo de miolo e faça o abacaxi bem picado.
Numa frigideira antiaderente com manteiga, faça uma selagem nos camarões, temperados na última hora com sal e pimenta a gosto. Essa operação não passa de três minutos. Faça aos poucos para que os camarões selem, mas não soltem seu líquido. Deixe esfriar bem.
Numa vasilha, misture o abacaxi picado (sem o suco que formou), os camarões (descarte eventual líquido deles que ficou no fundo) e o requeijão sabor cheddar. Coloque a mistura dentro das cascas e sirva. A quantidade, com certeza, será maior do que a capacidade das duas metades da fruta, daí é só consumir e fazer a reposição.
Harmonização
Um espumante ou então um drinque frutado será acompanhamento perfeito. Um vinho rose também será excelente, limpando bem a leve untuosidade do creme sabor cheddar.
Dica pré-Oktober, a festa da dança de São Pedro de Alcântara
Estamos quase em outubro, mês das festas temáticas alemãs em Santa Catarina, todas capitaneadas pela Oktoberfest de Blumenau. Mas antes disso, tem um evento muito interessante e simpático aqui pertinho, na acolhedora São Pedro de Alcântara: a Oktobertanz, que quer dizer, literalmente, dança de outubro, mas que acontece este mês, dias 22 e 23 de setembro, sábado e domingo.
É um evento que reúne música, dança e uma excelente gastronomia de pratos da culinária alemã em petiscos, porções ou a la carte.
O evento, organizado pelo incansável Mário Muller, chega à sua 16ª edição.
A Oktobertanz antecede os 190 anos de imigração alemã em Santa Catarina. Também abre a temporada das Oktoberfestas no estado, recebendo as principais festas germânicas de Santa Catarina e, em especial, as festas dos municípios da Grande Florianópolis.
O acesso ao evento será gratuito.
Publicado em 06/09/2018 - por Marcos Heise