Por: Marcos Heise
Comida de inverno, quirera com carne suína
Inverno pede comidas fortes e quentes. A turma das academias e as tribos veganas que me perdoem, mas o cardápio do frio inclui receitas mais substanciosas. Uma delas, que é muito conhecida na região serrana, é a quirera, que nada mais é do que a farinha de milho moída mais grossa, também chamada de canjiquinha de milho. A quirera combina vários acompanhamentos e já que estamos falando de pratos com mais “sustança”, vamos de carne suína.
Para o preparo, a melhor indicação é o uso de panela de pressão. Acho mais indicada. Cada 300g de quirerinha pedem um litro de caldo. Não se preocupe que é um prato que rende muito.
O legal é usar caldo de galinha com tempero consistente, cozido a base de louro e o sal um pouco acima do ideal, para compensar o tempo da pressão. Melhores partes da galinha para o caldo são a carcaça, pés e miúdos. Use cascas e talos de cenoura, talos de couve flor, cebola refogada, cascas de batata, sal e uma folha de louro por litro de água.
Já faça o cozimento do caldo na panela de pressão - 10 minutos são suficientes. Depois retire todas as verduras e carnes, deixando somente o líquido, e já emende o preparo da quirera, que pede 30 minutos de cozimento na panela de pressão. Depois desse tempo, faça o resfriamento da panela para que não cozinhe demais e grude no fundo.
Nesse meio tempo dá para assar uma peça de costelinha de carne suína no forno de modo a gerar molho (use cerveja tipo caracu), utilizando depois só a parte superior, que podemos chamar de capa da costelinha, já subtraída a placa de gordura do entremeio. Essa peça pode ganhar uma chapeada final na hora de servir, para ficar crocante e “bronzeada”.
Para servir é só fazer uma base de quirera com pedaços de costelinha por cima com o molho do assado. Tintos encorpados irão harmonizar muito bem. No quesito cervejas, vá de Munich Dunkel, Porter - daí para cima.
O Melhor de Palhoça: Vini Di Altezza
Voltamos com mais uma indicação de leitores, recomendando as melhores opções gastronômicas de Palhoça. Desta vez falamos com Larissa Gumz Pimentel da Costa e Rodrigo Silveira da Costa - ambos empresários. Ela na área de varejo com a loja Mesaria e ele na construção civil e prestação de serviços com a Construtora R Costa e a Imobiliária João Costa.
“O lugar que superindicamos (fomos lá no Dia dos Namorados com mais dois casais) é o Vini di Altezza, na Pedra Branca. Amo o risoto de linguiça Blumenau com banana!! O cardápio todo deles é divino, mas esse é meu prato preferido!! Lá é o lugar perfeito para tomar um bom vinho, conversar e criar memórias!!! Custo beneficio deles é ótimo”, garante Larissa.
Serviço
Vini di Altezza, adega, bar e bistrô
Rua da Praça, 241 - loja 05 - Pedra Branca
Funcionamento: segundas, das 11h30 às 14h; terça a sexta, 11h30 às 14h e das 17h30 às 23h; sábados, das 12h às 15h30 e 18h30 às 23h30
Contatos e reservas: 3065-2487
Publicado em 23/08/2018 - por Palhocense