Palhocenses fazem sucesso no Emporium Jazz de Floripa
Os representantes locais que pilotaram pela primeira vez uma edição de sábado do Emporium Jazz da rua Bocaiúva comemoram o sucesso do evento. Convidados do proprietário da casa, Sergio Arruda, o empresário Leandro Porto da Rosa e o advogado Leandro Rachadel, auxiliados pelo jornalista Marcos Heise, apresentaram um cardápio variado de opções que agradou em cheio o excelente público que lotou o Emporium Bocaiuva no último sábado. Trata-se de um dos mais conceituados endereços da gastronomia da Ilha.
As opções de entradas foram uma brusqueta australiana e um bolinho de garoupa. A brusqueta foi uma receita trazida por Leandro Rosa, quando morou um tempo na Austrália, levando ingredientes como presunto parma, rúcula, queijo gorgonzola e azeite. O bolinho crocante de batata recheado de garoupa completou o naipe de entradas e foi uma criação coletiva do trio, que também bolou um creme de abóbora com camarão servido na mini abóbora. Um pato confit assado com batata-baroa completou o cardápio de principais.
A receita do bolinho de batata crocante é compartilhada aqui
Ingredientes
- Garoupa cozida e refogada com tomate, cebola e alho poró a gosto
- Peixe (sal e pimenta do reino)
- Batata tipo Asterix (rosa) cozida e amassada
- Trigo, ovo e farinha panko para empanar
Preparo
Cozinhar a carne de garoupa rapidamente, não mais que 10 minutos, reservar e desmanchar em pedaços do tamanho da ponta do dedo, quando for possível. Isso pode ser feito no forno também, daí são 20 minutos. Refogar cebola branca até o ponto de quase caramelo, acrescentar tomate sem pele picado e depois, por último, a garoupa e alho poró picado a gosto. Juntar isso tudo para compor o recheio.
A batata sem casca é cozida em água e sal até amolecer, depois de fria é transformada em purê e sovada para ficar bem seca. Usar pequenas quantidades de batata, abrir o miolo e acrescentar uma colher de sobremesa do recheio, fechar as bordas e moldar bolinhos com as mãos. Congelar os bolinhos.
Quando os bolinhos estiverem bem firmes, passar no trigo, ovo e panko e fritar em óleo bem quente em dois tempos, para que o calor atinja o miolo, uns dois minutos de cada vez. Ideal é abrir o primeiro e provar para fazer o teste de tempo necessário, já que isso muda conforme o equipamento (fritadeira ou panela). Ideal é trabalhar com 180 graus.
Para servir, coloque num ramequim um pouco de azeite de oliva, misturado com gotas de pimenta, quantidade a gosto.
Publicado em 26/07/2018 - por Palhocense