Por: Marcos Heise
Época de frio pede comida que dê aquela sensação gostosa de saciedade. Que tal misturar uma raiz carbo com um queijo? Essa receita eu inventei porque adoro aipim e adoro queijo. A panqueca de aipim que apresento aqui nesta edição é uma preparação “desconstruída” da receita original da minha bisavó (pfanne kucken - bolo de frigideira, na tradução literal). Direto ao ponto, bem fácil, vamos lá!
Ingredientes
Aipim cru descascado e ralado, meio quilo
Queijo que derreta fácil em quadrados pequenos (gouda, prato uruguaio, gruyere, muçarela, de sua preferência...)
Azeite de oliva
Sal
Pimenta moída na hora
Preparo
Comece pela parte “chata”: ralar o aipim no ralador médio até virar uma massa. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora. Separe em quatro porções.
Trabalhe com as mãos molhadas, fazendo quatro bolas com um quadrado de queijo no meio de cada uma. O queijo deve ficar bem recoberto para não vazar antes da hora.
Essa massa não tem liga nenhuma, portanto trabalhe com delicadeza. Se não quiser correr o risco de manter o queijo sem vazar, use um ovo inteiro na massa do aipim. Se a massa ficar muito úmida, use um pouco de farinha de trigo.
Hora de trabalhar com uma frigideira antiaderente. Coloque o azeite de oliva em fogo médio, para ir dourando as panquecas. Tenha paciência, uns quatro a cinco minutos de cada lado, dependendo da chama do fogão. Vai ficar dourado e criar uma casquinha. Hora de ir virando até chegar no ponto (veja a foto). Dependendo do tamanho da frigideira, uma ou duas de cada vez.
Sirva em seguida, direto no prato, fazendo um “talho” no meio, para liberar o queijo no efeito “gateau”.
Se for prato único, rende para duas pessoas; se for acompanhamento, num jantarzinho, rende para quatro.
O Melhor de Palhoça
Indicação de Mábila Thuany Schmidt, empresária em Palhoça: Pizza Prime
“Estivemos nesses dias na Prime Pizzaria e gostamos muito. Eles estão com um buffet, que, na verdade, parece um à la carte de massas feitas na hora, onde você escolhe o tipo de macarrão, molho e pode acrescentar. Fica muito bom. As pizzas também são maravilhosas; as doces, insuperáveis! Tem de Ovomaltine, que é muito boa. Achei que o custo benefício foi muito bom”.
Serviço:
Pizza Prime
Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 535 - Centro, Palhoça
Funcionamento: diariamente das 18h30 às 24h
Reservas e informações: 3374-5424
Publicado em 21/06/2018 - por Palhocense