Receita de tainha escalada
A tainha tem múltiplas variações de preparo. A receita desta edição segue uma tradição manezinha muito antiga com um toque contemporâneo. Considere que o ponto de partida é uma tainha ovada de uns dois quilos.
Ingredientes
Tainha com ova
Azeite misturado com manteiga
Sal, pimenta moída na hora e limão
Farinha de mandioca
Colorau, cebola, tomate, um folha de louro e tempero verde para o pirão
Preparo
Peixe: Um dia antes do preparo, na hora de limpar o peixe, faça a abertura pelas costas e separe os dois filés, deixando as peles e retirando as partes mais escuras que são amargas. A carcaça serve para fazer caldo e depois o pirão. Tempere com sal apenas e um pouco de pimenta, coloque em saco plástico adequado e coloque no freezer. Retire os filés seis horas antes do preparo e deixe degelar naturalmente.
A farinha de mandioca passa por uma rápida secagem. Coloque umas 200 gramas direto em uma frigideira de ferro ou antiaderente utilizando uma peneira ultrafina, a mais fina que tiver. Vá mexendo a farinha em fogo baixo para retirar bem a umidade. Empane o filé direto nessa farinha, bata bem o excesso e grelhe no azeite de oliva, misturado com manteiga até ela pegar uma cor bem dourada. Sirva acompanhado de arroz branco, salada de tomate e cebola e pirão.
Ova: A ova é um ingrediente perfeito, acabado, não precisa acrescentar nada. No preparo, o menos é mais. Basta grelhar com azeite em fogo baixo virando sempre com cuidado para não queimar. Quando as peles das ovas começarem a ficar douradas é hora de retirar do fogo e servir imediatamente, fatiadas com limão, sal e umas gotas de azeite de oliva.
Pirão: Cozinhe a carcaça da tainha com duas cebolas picadas, dois tomates sem pele picados, tempero verde, sal e folha de louro e faça a cor usando o colorau até chegar no ponto desejado. Após 20 minutos, coe o líquido e vá acrescentando farinha de mandioca com uma peneira mexendo sempre, aos poucos, até a liga se transformar em pirão.
Melhor de Palhoça
A indicação desta semana é da empresária Kamila Souza Laurindo, que gerencia o setor de Recursos Humanos da empresa Acervo, que, aliás, recém comemorou seus 25 anos de fundação. Kamila recomenda: “Gosto muito do Munique da Pedra Branca, onde a comida é sempre muito saborosa, o atendimento é sensacional e o preço justo”.
Serviço
Restaurante Munique
Endereço: Rua da Universidade, 613, Pedra Branca
Fone: 3344-0163
Horário de funcionamento: as 7h às 24h; domingos das 9h às 18h
Publicado em 24/05/2018 - por Palhocense