A força das vozes femininas
Desde a sua fundação, em 1989, nosso semanário sempre abriu espaço para a mulher palhocense. Acompanhamos de perto as transformações da sociedade e o crescimento da presença feminina em diferentes áreas.
No comércio, na educação, na saúde, no esporte e em tantos outros setores, as mulheres se consolidaram como protagonistas e líderes. Mas, apesar de todos os avanços, ainda há lacunas a serem preenchidas. Uma das mais evidentes, em Palhoça, é a política, onde seguimos sem uma representante feminina na Câmara de Vereadores.
A pergunta que fica é: por que as mulheres ainda não alcançam sucesso nas urnas? Em parte, a resposta está no histórico de um meio machista e fechado, que dificulta a participação efetiva das mulheres na disputa política. Mas a realidade é que Palhoça tem vozes femininas fortes e atuantes em diversas esferas. Nesta mesma semana, por exemplo, noticiamos com orgulho a posse da nova presidente da OAB - Subseção de Palhoça, um marco importante na representatividade feminina.
A expectativa é a de que não precisemos imprimir mais mil edições para, enfim, registrar em manchete a conquista de uma cadeira no Legislativo municipal por uma mulher palhocense. A mulher já muda o mundo todos os dias, seja com pequenos gestos ou grandes feitos. Esse desafio certamente não será grande o bastante para impedir mais uma conquista histórica.
Publicado em 07/03/2025 - por Palhocense