Pela memória de uma identidade plural
A música, a expressão artística e a identidade histórica formam um tripé essencial na formação de melhores cidadãos. Através da cultura, encontramos formas de expressão que permitem não apenas a educação, mas também o fortalecimento da nossa essência e dos valores coletivos. Quando esses elementos se unem, como acontece no Programa de Educação Musical de Palhoça (Pemp), temos uma verdadeira “oportunidade de ouro” para enriquecer a vivência das novas gerações e, ao mesmo tempo, preservar nossas tradições.
O “Concerto 2024”, que ocorrerá no Centro de Eventos Firenze, na quarta-feira (20), representa essa integração entre aprendizado musical e valorização cultural. O evento, que será gratuito, é o ponto culminante do esforço de mais de 2 mil alunos da rede municipal, que, ao longo do ano, exploraram diferentes práticas e desenvolveram suas habilidades. Eles estão na expectativa do palco, do som e do aplauso. A iniciativa vai destacar as cantigas do Boi de Mamão, reforçando o valor das raízes locais em um formato inédito para Palhoça.
A apresentação será um grande encontro – do saudosismo de quem teve a oportunidade de ver o – infelizmente extinto – Boi de Mamão do seu Luzair, da Barra do Aririú, por exemplo, com quem é apresentado agora para essa história de um boi que fica doente.
Que a nossa memória não adoeça e que, pela voz e entusiasmo dos mais jovens, nossa cultura se cure e se fortaleça. Só assim nossa identidade, tão plural, poderá ser contemplada por todos os lados, cantando e dançando ao vento.
Publicado em 14/11/2024 - por Palhocense