Eleições: ninguém ganha se todos não ganharem
“Ao fim do jogo, todas as peças voltam para dentro da mesma caixa.” Essa é a frase que grita ao final de mais uma campanha tensa. É claro que o embate é natural e, por muitas vezes, necessário. Mas importante pontuar o que é debate de ideias e o que é confronto de pessoas.
Aqui em Palhoça, que bom, os confrontos são minoria. Mas, temos visto uma crescente de ódio que se apresenta muito nas redes sociais e até nas “vias de fato”. Imagens tristes nos chegam do Sul de Palhoça, de uma briga entre irmãos por conta de apoio político. Uma pergunta: se eu te bater, você muda de partido? O caminho não é esse, mesmo.
O processo eleitoral é assim: alguns nomes ganham e outros perdem. Mas há uma forma de toda a cidade ganhar. Explico: se a gente mobilizar pelo menos parte da energia empreendida durante esses dias de campanha na fiscalização, participação, mobilização de ideias e soluções para Palhoça, imagine o quanto nossa cidade iria caminhar?
Ninguém é melhor do que todos juntos. Que tal ouvirmos aquele que se diz “do lado de lá”? Talvez ouvi-lo com a guarda baixa, tentando extrair o que há de melhor e respeitando o seu ponto de vista. Não é fácil, sabemos. Mas é a única forma de ganharmos o jogo juntos.
Publicado em 10/10/2024 - por Palhocense