Próxima expressão da democracia
Você lembra em quem votou para vereador(a) em 2020? Pesquisas feitas em grandes centros chegam a apontar que 80% dos eleitores não sabem mais. Talvez você não esteja nessa maioria, mas o número nos alerta para a falta de vínculo entre o Legislativo e a população.
Outro número que apontamos com a enquete desta semana é que a ampla maioria dos eleitores que seguem nossas redes sociais já se diz decidida em quem votar para vereador(a). Com uma semana de campanha, já conseguiram avaliar as propostas de todos os candidatos?
A chamada Casa do Povo nem sempre age de acordo com os anseios populares. O fato de as eleições focarem muito mais na figura dos postulantes ao Executivo cria essa falta de identidade – que, para alguns vereadores, é a glória: sem saber em quem votei, não tenho nem a quem cobrar ou recorrer.
Mas tudo isso pode ser mudado em outubro. Não há voto nenhum apurado ainda e o perfil da Câmara de Vereadores vai definir, em muito, os caminhos que nossa cidade vai tomar. Um raio-X dos 293 candidatos palhocenses é trazido na nossa edição de hoje – recomendamos que confira.
A Câmara de Vereadores deveria ser a mais próxima expressão da democracia. As portas abertas ao cidadão deveriam representar uma força que faz nossa voz ser amplificada. A pluralidade de ideologias e visões de mundo deveriam servir para ampliarmos nossos horizontes. Será que é assim? E em 2025, assim será? Responda você em 6 de outubro!
Publicado em 28/08/2024 - por Palhocense