Muito discriminado durante décadas, o surfe cresce em visibilidade e no coração dos brasileiros. Nunca se viu tantos jovens buscando numa prancha e no mar inspiração, esporte e estilo de vida. Sim, porque não dá para definir o surfe apenas como uma modalidade – ele vai muito além.
A atitude de um surfista não está na radicalidade de uma manobra, mas sim, em sua conexão com o meio ambiente. Evidente, já que sem um mar limpo e um bioma equilibrado, esse esporte simplesmente não acontece.
Diferente da atitude de sentar na prancha e esperar a onda certa, surfistas de Palhoça estão arregaçando as mangas e indo para a ação. A manobra é simples, mas potente: limpar nossas praias, dando exemplo para nativos e turistas.
Claro que a Guarda do Embaú concentra toda nossa força e relação com o surfe. Ricardinho Santos segue sendo nossa inspiração, mas a atitude aprendida naquelas areias, certamente, se estenderá por outras orlas, ruas e avenidas.
Vamos celebrar os cinco anos do título de Reserva Mundial do Surf neste dia 6, reservando um tempo para celebrar a natureza, a saúde e a amizade. Guarde essa data!
Publicado em 04/11/2021 - por Palhocense