Um novo caminho vai se abrindo no conturbado trecho Norte da BR-101, entre nossa Palhoça e a vizinha São José. A inauguração de 5km do trecho da terceira pista, em terras josefenses, nos faz acreditar que, diferente do que aconteceu com os prazos do Contorno Viário, a data limite de fevereiro para a entrega da terceira faixa será cumprido – ou até antes, em novembro.
Isso nos faz refletir sobre a potência da mobilização popular. Cansada de ser feita de otária pela empresa responsável pelo Contorno Viário, a população e as lideranças políticas subiram o tom: quando o assunto foi uma terceira via para o trecho constantemente engarrafado da 101, não esperaríamos mais uma década.
Nem o mais rigoroso contrato tem o poder da opinião pública. Somos como elefantes – sem consciência do poder que temos. Não falo aqui em manifestações desordeiras ou que queiram a quebra das instituições nacionais. Clamo, sim, pelo poder de mobilização no campo das ideias e da união.
Que a terceira faixa da BR-101 seja um case para que tenhamos consciência de nossos direitos e poderes! Os governantes são servidores e nossa voz merece ser ouvida e respeitada – mesmo que berrando de dentro do carro, enquanto estamos, ainda, presos na fila.
Publicado em 02/09/2021 - por Palhocense