A semana começou com diversas manifestações de apoio ao movimento chamado “Orgulho”, que chama a atenção para os direitos da pessoa LGBTQIA+. Nas redes sociais, campos de futebol, imprensa e nas ruas, se viu cores que representam pluralidade e respeito.
Menos colorida é, porém, a vida daqueles que integram esse universo. “Opção”, de acordo com o dicionário brasileiro, é: ato, faculdade ou efeito de optar; escolha, preferência. Tal definição não se aplica, então, ao termo “opção sexual”. Quem optaria pelo mais difícil? Quem optaria pela perseguição? Quem optaria pelo isolamento social e familiar?
Falas, vindas principalmente de nossa classe política, seja no alto escalão do Planalto ou na tribuna de nosso parlamento palhocense, nos dão mostra de que muito ainda temos a evoluir como comunidade. Acolher e respeitar deveriam ser as bases de uma política que se diz “cristã”, embora precisasse ser laica. Que orienta a leitura de trechos bíblicos a cada sessão legislativa, mas não dá sinais de que as entende.
A beleza é diversa. A natureza prova isso com cada uma de suas incontáveis cores. Nesta semana, mostramos em uma reportagem a saga de um jovem que vai representar nossa cidade em concurso de beleza “trans”. Sugestão: ao ler, busque a beleza das atitudes, da coragem e do plural!
Publicado em 01/07/2021 - por Palhocense