Não há fronteiras para o conhecimento
As plataformas digitais do jornal Palhocense são visitadas diariamente por países de cinco continentes. Temos cidadãos de Palhoça vivendo hoje pelos mais remotos lugares do planeta. Uma das únicas fronteiras ainda não pisadas por pés palhocenses é a Antártida, o continente gelado ao Sul do mundo. Mas isso está prestes a mudar.
O mestre em Mecatrônica e morador da Pedra Branca Gustavo Becker Ventura deixará, no próximo mês, suas pegadas entre o gelo polar e, com a empresa palhocense dualBASE, dará sua contribuição para os estudos sobre o continente antártico.
O trabalho do jovem pesquisador e da empresa que fundou pode ajudar e identificar causas e efeitos do constante degelo do continente. Estudos apontam como vertiginosa a velocidade da redução da camada de gelo no local. "Em apenas três anos, a Antártida perdeu tanto gelo quanto o Ártico em 40 anos”, alerta Claire Parkinson, especialista em clima da Nasa.
O jornal Palhocense estrará nesta fria aventura com Ventura. De lá, ele enviará relatos e vídeos do olhar de um nativo palhocense sobre um ambiente tão diferente e curioso.
A expectativa é a de que seu trabalho inspire jovens talentos a investirem na pesquisa científica e a certeza de que, para uma mente talentosa e abnegada, nenhuma fronteira existe!
Publicado em 30/01/2020 - por Palhocense