Identidade
A construção da identidade de uma cidade se dá através de um mapa mental que nos relaciona com ruas, casas, praças e monumentos que nos criem referência local. Quem já teve a oportunidade de passear por cidades colonizadas por povos como os espanhóis percebe que a cada nova área há uma referência histórica de alguém que marcou a vida citadina.
Nesse aspecto, infelizmente, nossa cidade é paupérrima. Ao caminharmos pelas ruas, nos falta um cordão embrionário com o que representa, de fato, ser palhocense. Não conhecemos nossa história e falta um rosto para contar o nosso passado.
O casario com arquitetura luso-açoriana no Centro da cidade e a Praça 7 de Setembro foram. até os anos 1990, boa parte desse sustento histórico. Sem uma política de preservação, as casas se foram e a praça vem passando por mudanças.
Na edição desta semana, apresentamos mais uma alteração no layout da praça central da cidade. Como o local é dos palhocenses, queremos ouvir a sua opinião. O que você achou do projeto? Palhoça se reconhece nele?
Publicado em 23/08/2018 - por Palhocense