Anestesia moral
Nossas equipes de reportagem tiveram, esta semana, acesso à investigação que trouxe à tona um esquema de facilitação na concessão de alvarás dentro da Prefeitura de Palhoça.
Os últimos anos foram de tantos escândalos no Brasil que precisamos tomar cuidado para não deixar a anestesia moral tomar conta. Precisamos nos indignar e exercer nosso direito de exigir uma ampla investigação e punição para os culpados.
Há décadas convivemos com relatos de prevaricação no ambiente do Executivo e do Legislativo. Agora, porém, surgem provas pomposas, que devem ser averiguadas com isenção e transparência.
Em âmbito nacional, a interceptação de uma carga de cigarros foi o estopim para a maior série de investigação de crimes contra a coisa pública já ocorrida na história do planeta. Aqui em nossa cidade, a ação que envolve um fiscal da Prefeitura pode, sim, ser o gatilho para outras investigações e revelações mais profundas.
O que esperamos é lisura e comprometimento. A grande maioria dos servidores municipais tem esses preceitos como base. Os que não os têm precisam ser punidos com o rigor da lei, que existe e precisa ser aplicada para todos.
Publicado em 16/01/2020 - por Palhocense