Voluntários que inspiram
Atitudes valem mais do que palavras. Um gesto de plantar uma árvore ou tirar da natureza parte do lixo que deixamos pelo caminho pode mudar o mundo. Muitos dirão que o problema do lixo ou a devastação da nossa Serra do Tabuleiro, por exemplo, é grande demais. E isso é verdade. Porém, essa afirmação deveria nos motivar, e não, nos fazer desistir.
Beto Guedes já conclamava: “Vamos precisar de todo mundo / Pra banir do mundo a opressão / Para construir a vida nova / Vamos precisar de muito amor”. A força do exemplo desses voluntários que trocaram a segurança e o conforto de suas casas no último final de semana é impactante. Crianças puderam ver o quanto a mão humana pode destruir a nossa casa Terra. Essa vivência jamais será esquecida por elas e seguirá se replicando por muitas décadas.
Já não é mais possível terceirizar a culpa pela doença do planeta. Precisamos assumir a responsabilidade pela limpeza de nosso espaço. As mudanças culturais levam algum tempo. Mas se você já parou para reparar nas atitudes da nova geração, vai perceber que ela está muito mais atenta aos pequenos cuidados com o meio ambiente em nosso dia a dia. É uma lição simples, e para mudar, basta estarmos dispostos.
A atitude dos voluntários inspira a todos e traz um refrigero de esperança em dias de fogo e abandono.
Publicado em 26/09/2019 - por Palhocense