Uma comenda que nos honra
Na última quinta-feira (8), a Prefeitura entregou a Comenda Governador Ivo Silveira a figuras importantes de Palhoça. O objetivo era reconhecimento a atuação daqueles que se destacam de alguma forma na construção da cidade. Como bem escreveu a secretária de Administração, Cristina Schwinden Schmidt, em artigo enviado ao Palhocense: “As histórias que cada homenageado carrega demonstram o quanto desconhecemos as lutas dos outros. Estamos tão acostumados a julgar e apontar nossos dedos ao que vemos de errado, que esquecemos de conhecer o que cada indivíduo viveu. Quando vemos uma empresa de sucesso, é mais fácil sentir inveja do que entender toda a trajetória, os sacrifícios vividos pelos empreendedores, as crises vivenciadas, as horas em excesso trabalhadas. Além dessas histórias, outros projetos lindos acontecem na cidade e sequer sabemos do que se trata. Trabalhos voluntários nobres, pessoas que se dedicaram à educação com devoção, conquistas esportivas resultantes de disciplina e foco, figuras que lutam pela sobrevivência da cultura local, enfim, tantas histórias que emocionam e nos fazem refletir sobre o nosso papel na sociedade”.
Ela diz, no artigo, que, no seu caso, como vem estudando cidades inteligentes, tecnologias e políticas públicas de inovação, não é raro ver que o foco de muitos gestores tem sido esse planejamento baseado em investimentos, em projetos e ações aparentemente revolucionárias. Então, cita: “Cometemos o erro gravíssimo de ignorar o fator mais importante da equação da construção de uma cidade: o indivíduo. É nos indivíduos que se concentra a força de trabalho, as histórias, as motivações, os sonhos e ambições. É na dedicação de cada um que a cidade vai sendo construída, independente do querer de um grupo político”.
Nós, do Palhocense, também concordamos com as palavras da secretária, e nos sentimos honrados em ter feito parte do rol dos homenageados! Obrigado, Palhoça!
Publicado em 15/08/2019 - por Palhocense