Sem luz neste túnel sem fim
O último final de semana foi de trevas para muitos moradores de Palhoça. Ventos de até 124km/h trouxeram consigo destruição, medo e a interrupção no abastecimento de energia elétrica - que, em alguns lugares, passou de 24 horas.
Pense em tudo o que cerca o funcionamento de um lar ou de um comércio. Boa parte da infraestrutura de que dispomos hoje depende da energia elétrica. Isso parece normal e corriqueiro, porque temos tudo isso ao alcance das mãos a todo momento. Mas quando falta, percebemos o quanto estamos à mercê da natureza.
Leitores relataram uma madrugada de calor e agonia, comida estragando, trabalho perdido... A Organização das Nações Unidas alerta que temos 12 anos para reverter o galopante aquecimento global. Cientistas descobriram que ele é pior do que pensávamos e tudo indica que intempéries como a de sexta (1) serão cada vez mais frequentes. Então, prepare-se!
Por outro lado, temos uma fragilidade no atendimento e uma péssima qualidade da rede de distribuição de energia. A Celesc foi ineficaz diante de tantas ocorrências pela região, deixando cidadãos sem resposta e esperança. Há luz no fim do túnel?
Publicado em 07/02/2019 - por Palhocense