Transporte público de qualidade
Virou piada na Grande Florianópolis a quantidade de veículos da Jotur que quebra toda semana. Nas redes sociais, tem até contagem de horas sem que um quebre pelas BRs ou marginais da região. Embora provoque graça em alguns, o caso é sério!
Na coluna Boca Maldita temos esta semana o relato de mais um caso de ônibus enguiçado. Foi na subida do Morro dos Cavalos. Pensem no perigo!
A solução para o caótico trânsito em nossa região passa por um transporte público de qualidade. Mas estamos longe, muito longe disso. O trabalhador se espreme em ônibus antiquados e, ao que tudo indica, sem boa manutenção.
Esta semana, prefeitos da Grande Florianópolis se reuniram aqui em nossa cidade para buscar uma alternativa. Ela seria a criação de um consórcio que operasse o transporte público em Palhoça, São José, Biguaçu, Santo Amaro, São Pedro e Águas Mornas.
Pode ser um caminho. Porém, há a necessidade de participação do maior interessado nesse processo: o cidadão que utiliza o sistema. É preciso que ele opine e fiscalize todo o processo de escolha dessa nova empresa, para que itens técnicos e disponibilidade de horários estejam entre os itens mínimos exigidos. Não queremos mais ser passageiros da agonia.
Publicado em 29/11/2018 - por Palhocense