As praças de Palhoça
Erguida em 1932, a Praça Sete de Setembro é símbolo das belezas naturais e do desenvolvimento conquistado pela cidade de Palhoça. Depois de muito estudo sobre os impactos econômicos positivos de uma revitalização, a Praça Sete de Setembro será reinaugurada no dia 31 de julho.
Inicialmente criada para ser o ponto onde as pessoas se encontrariam no centro executivo de Palhoça, a praça é o retrato de como o desenvolvimento atualiza a paisagem urbana da cidade. “A história conta que dois funcionários eram responsáveis por organizar a praça e deixar tudo arrumado para as festividades. Seu Neca e Seu Flor, como eram conhecidos, deixavam a praça bonita ao ponto de ser considerada 'A Rainha do Litoral Catarinense' na década de 1970”, relata o jornalista e historiador João José da Silva.
A referência criada pelos funcionários passava por esculpir animais em pés de cipreste, então era possível ir à praça e identificar árvores com a forma de cachorro, gato e pássaro. “Era como se a praça fosse um jardim da igreja e tudo isso formava o Centro de Palhoça, que ainda era um município rural, em grande parte”, explica o João.
A preservação das instalações da praça, mantendo os conceitos desde a fundação, também passam pela renovação da pintura do relógio de sol, construído entre 1999 e 2000, pelo artista uruguaio Felix Carbajal.
O relógio solar palhocense foi um dos últimos da carreira do artista uruguaio, que também construiu relógios em Blumenau, Gaspar e Itajaí, antes de falecer em 2005, aos 100 anos de idade.
A programação da reinauguração terá área de recreação, torneio de dominó, apresentação teatral do projeto cultural da fundação de esporte e cultura, escolinha de trânsito pela Guarda Municipal de Palhoça, música ao vivo, feira de artesanatos e exposição de carros antigos.
A reinauguração da Praça Sete de Setembro está marcada para sábado, dia 31 de julho, às 10h, e você é convidado!
Publicado em 22/07/2021 - por Carol Farias