Conheça seus direitos nas compras da Black Friday na internet
A tradicional prática norte-americana de oferecer descontos depois do feriado de Ação de Graças foi incorporada pelo comércio brasileiro, de forma cada vez mais competitiva. Algumas lojas planejam seus estoques para começar as vendas com descontos.
Confira algumas dicas, amigo consumidor, para aproveitar os preços da Black Friday e fazer suas compras pela internet com pleno conhecimento dos seus direitos!
Black Friday pela internet
Com relação às lojas virtuais, você deve redobrar a atenção sobre a credibilidade delas. Para isso, existem sites que reúnem informações com experiências de outros consumidores com determinadas empresas. É de suma importância você, amigo consumidor, verificar a credibilidade do site. Você pode ver isso fazendo uma pesquisa na própria internet. Existem vários sites onde está o rol das empresas confiáveis e das empresas não confiáveis.
Arrependimento
O Código de Defesa do Consumidor é aplicável nas compras feitas pela internet, e obrigatório quando o cliente e o fornecedor estiverem estabelecidos no Brasil. Caso o produto entregue não seja o prometido, você pode solicitar a troca ou reposição do item.
O cliente também pode se arrepender da compra. Nestes casos, você tem até sete dias a partir do recebimento da mercadoria para solicitar a devolução da quantia paga e devolver o produto.
Comprovantes
Guarde todos os dados e documentos referentes à compra, como recibos, e-mails e notas fiscais. Nome do site, o que adquiriu, valor, forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, confirmação do pedido, e-mails que comprovem a compra, tudo pode e deve ser guardado, seja em meio eletrônico ou impresso. E, muito importante: exija nota fiscal. Se você tiver qualquer problema durante a compra ou mesmo com o produto, será muito mais fácil comprovar a transação e resolver o problema.
Publicado em 22/11/2018 - por Élcio Schmitz