Os juros no cartão de crédito
Você sabe, amigo consumidor, não podemos negar os benefícios do cartão de crédito. Contudo, também esconde um risco, pois o uso incorreto dessa ferramenta pode proporcionar sérios problemas para nós, consumidores, principalmente quando ocorre o descontrole financeiro, pois muitos ainda não sabem as exorbitantes altas que são as taxas de juros no crédito rotativo, principalmente quando o usuário não consegue pagar a despesa feita no seu cartão de crédito.
“Bola de neve”
O Código Civil diz, por lei, que juros devem ser de 1% ao mês, e assim, 12% ao ano; os cartões de crédito cobram, segundo dados do Banco Central, 449,1%. Isso faz com que muitos brasileiros não consigam pagar dívidas do cartão de crédito, sendo essa uma das principais razões do descontrole financeiro e o principal motivo para inclusão do nome no SPC. Com as taxas exorbitantes, a dívida vira uma “bola de neve”, crescendo de forma assustadora, tornando impossível sua quitação.
Ação revisional
Mas para quem já se perdeu na utilização, um bom caminho é uma ação revisional, que consiste na revisão da taxa de juros, da cobrança de juros sobre juros, tarifas e seguros. Nessa situação, você precisa buscar um advogado para iniciar uma ação de revisão dos valores legalmente, pois, nessa ação, se deve contestar abusos. Dentre outras práticas, podem ser citadas ações abusivas, juros capitalizados e indexadores ilegais.
Publicado em 23/08/2018 - por Élcio Schmitz