Não existe crediário sem juros
Você é testemunha, amigo consumidor: a disponibilidade de crédito é grande e as facilidades são muitas. Quando você se depara com aquele produto que está querendo e vê prestações associadas a ele, a vontade de comprar é forte; muitas vezes, irresistível! Mas, antes de comprar um bem financiado no crediário, há muitas coisas que se deve levar em conta. Fique atento pela propaganda: não existe financiamento sem juros!
Conferindo
Com certeza, os juros vêm embutidos no desconto à vista. Ou seja, um produto é anunciado por um certo preço com parcelamento sem juros, mas, se você optar por fazer a compra à vista, o valor na certa vai cair bastante.
É preciso ver essa situação de maneira correta. Se o desconto à vista é, por exemplo, de 5%, isso não quer dizer que você estará pagando juros de apenas 5%. É preciso lembrar que o percentual incide sobre o valor total e, quanto maior o prazo, maior o montante pago com juros.
Pesquisa de preços
Outro fator que merece atenção é a pesquisa de preços. O fato de um produto ter maior desconto em percentual em uma loja não significa que ele tenha o menor preço. Isso vai depender do valor em cima do qual é dado o desconto.
Por exemplo: se você conseguiu em uma loja desconto de até 10%, o dobro dos 5% encontrados na maioria das outras lojas, mas mesmo assim, o preço final nessa loja não ficou mais barato que nas demais, você não obteve vantagem nenhuma. Por isso, faça sempre a pesquisa de preços, levando em conta o valor já com desconto.
Publicado em 17/05/2018 - por Élcio Schmitz