Cartões próprios de lojas: utilize, mas não se empolgue demais
Caro amigo consumidor, como já sabemos, os cartões de marca própria de lojas servem para nos fidelizarmos àquele determinado estabelecimento que lhe fornece o cartão, como farmácias, supermercados, lojas de departamentos, etc. Muitos consumidores aderem ao cartão próprio da loja devido à “ausência” de custos.
Um outro motivo é a pouca burocracia necessária para consegui-lo. E mais um fator é a possibilidade de adiar a data do pagamento (em até 40 dias em média), que acaba sendo um dos grandes atrativos para o público em geral. Mas cuidado, não se empolgue demais! Não perca o controle! Os cartões próprios de lojas fazem parte do marketing das empresas para fidelizar seus clientes. O problema é que nem todo consumidor sabe usá-lo e, com isso, pode ter sérios prejuízos no fim do mês.
Outro fator que precisa ser avaliado é que o de marca própria do estabelecimento acondiciona você a comprar nas lojas vinculadas à rede daquela empresa. Entretanto, o cartão de crédito comum dá a possibilidade de você fazer uma pesquisa em outros estabelecimentos comerciais.
Em geral, todos aceitam cartão de crédito. Dessa maneira, se você já tem um, é importante avaliar antes de aderir a outro. E tem mais: os supermercados, por exemplo, ainda aceitam vários cartões de alimentação.
Enxugando o gelo
O erro letal de muitos consumidores é passar a utilizar o limite de crédito disponível como se ele fosse parte dos rendimentos pessoais ou do orçamento familiar. Outro perigo real, além de atrasar o pagamento, é pagar mensalmente apenas o valor mínimo da fatura - algo como enxugar gelo, mas, em vez de ver o bloco derreter e diminuir aos poucos, você vê o bloco inchar e crescer sem parar e sem piedade.
Publicado em 05/04/2018 - por Palhocense