Chocolates de Páscoa
Amigo consumidor, como você sabe, com a proximidade do dia da Páscoa, devemos ter alguns cuidados. Lembrando que a Páscoa é um gesto cristão, por isso, a celebração não está no preço e nem no tamanho do chocolate a quem você irá presentear.
Pesquisa: sempre que possível, compare preços em panfletos, anúncios, encartes publicitários e internet. Assim, o consumidor pode verificar quais preços são mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta, no caso de publicidade enganosa.
Confira algumas dicas importantes no quadro abaixo!
Dicas
Armazenamento
Durante as compras, observe o local de armazenamento dos produtos e verifique a limpeza do ambiente. O chocolate, por exemplo, deve ficar longe de produtos de odor forte, especialmente os de limpeza, e de fontes de calor.
Embalagem
Leia cuidadosamente a embalagem. Elas devem conter, em linguagem clara, informações como peso, quantidade, composição e características do produto. Lembre-se sempre de verificar o prazo de validade. Não adquira produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis.
Brinquedos
Quando houver brinquedos acompanhando o chocolate, a embalagem deve apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e identificação da faixa etária indicada.
Produtos diet e light
Redobre a atenção e verifique na embalagem se realmente possuem porções reduzidas de açúcar e energia.
Produtos artesanais
Solicite uma degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados.
Importados
Devem apresentar informações sobre o produto em língua portuguesa, como identificação do fabricante/importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente e outras informações obrigatórias.
Publicado em 29/03/2018 - por Palhocense