Cancelar contrato com operadoras não é fácil
Se você, amigo consumidor, contratou algum serviço fornecido ao longo de meses ou anos, não é incomum perdermos horas (e até dias) ao tentar cancelar um serviço de internet, telefonia celular, TV por assinatura, etc. É uma verdadeira “tortura emocional”.
Infelizmente, a opção de cancelar o serviço quase nunca está no site fornecedor. Somos, então, levados a efetuar ligações demoradas para call centers onde, em muitos casos, somos empurrados para vários setores diferentes, que buscam negociar reduções, mesmo quando apenas só queremos é sair. É um processo desgastante e as operadoras ficam tentando nos fazer voltarmos atrás.
Só não é possível cancelar quando há um “pacote de fidelidade”, no qual ficamos atrelados (por força de um contrato) por tempo determinado a um serviço e recebemos em troca o pagamento de uma mensalidade menor. Fora situações explícitas em um contrato, se você quiser sair, nada pode te impedir.
Como proceder
Então, fique atento a isso, e se você deseja cancelar um serviço, tenha muita paciência. Os obstáculos serão muitos. Dê preferência a usar e-mails ou sala de atendimento online (imprima as telas, neste caso) para se proteger contra eventuais abusos. Seja firme! Se houver dificuldade excessiva, junte toda sua documentação e procure seus direitos.
Renovação automática
Em alguns contratos, notamos uma cláusula de renovação automática. Porém, para a Justiça, essa cláusula não tem validade, pois considera que a manifestação do consumidor pela renovação é essencial, para que o contrato tenha continuidade.
Publicado em 22/03/2018 - por Élcio Schmitz