O alvinegro Paulo Roberto, feliz da vida por comemorar mais um aniversário, nesta quarta-feira (15), com muita saúde, em plena pandemia. A coluna deseja muita saúde a este rapaz bom!
Treinamentos permitidos
Dos males, o menor. Depois da reunião de dirigentes do nosso futebol com profissionais da Vigilância Sanitária estadual, ficou acertado que os clubes que estão na disputa do Catarinão 2020 podem realizar os treinamentos com bola. É uma oportunidade para que os clubes possam se preparar para o retorno da competição, que irá ocorrer daqui a alguns dias. A FCF, em conjunto com o governo do estado, irá decretar novas medidas. Um novo protocolo de saúde será conhecido até sexta-feira (17), com o objetivo de reduzir ao máximo os riscos da transmissão dessa doença entre jogadores, comissão técnica e até familiares.
Pra ninguém
Como se não bastasse toda esta situação caótica que estamos vivendo, outra coisa que nos preocupa é a situação financeira de muitos clubes do futebol brasileiro, e por aqui, muitos dos nossos não andam bem nesse quesito. É claro que a crise que afetou os cofres dos nossos clubes não pode ser totalmente creditada ao coronavírus. A Chapecoense, que vive dias tenebrosos e está tentando driblar a falta de dinheiro, criou um sistema de arrecadação por meio de uma vaquinha virtual, onde seus torcedores poderão ajudar o Verdão do Oeste a honrar seus compromissos com funcionários. O negócio não está fácil pra ninguém!
Ação de Graças
O ano de 2020 está praticamente acabado, por conta da pandemia. Quem sobreviver a esta desumanidade, criada sabe-se lá por quem (alguns acusam os chineses), vai saber. Na terra de Tio Sam, o dia 24 de novembro é um dos poucos feriados pátrios. É o Dia de Ação de Graças, aquele dia de agradecer a Deus por tudo que Ele nos tem feito de bom. A tradição reza que o presidente dos Estados Unidos salve um peru da panela. Pois bem, se por aqui também houvesse essa tradição, quem será que nossos governantes salvariam da panela, hei? Será que alguns escapariam dessa panela fervente? Boa pergunta!
Padrão tático
O Figueirense fez um bom retorno no Campeonato Catarinense, na tarde de quinta-feira (9). Foi até Jaraguá do Sul e conquistou uma importante vitória diante de um Juventus que deu muito trabalho ao Alvinegro. O time, que já vinha bem antes da pestilência, principalmente na defesa, mostrou que está mais ajustado ao esquema tático do treinador, encaixou seu sistema de jogo e saiu do Norte catarinense com uma boa vitória por 2x1. Essa vitória dá uma vantagem ao time do Estreito, mas é preciso respeitar o Moleque Travesso, que ainda pode dar muito trabalho no jogo de volta, no Orlando Scarpelli. Em Jaraguá do Sul, o Alvinegro manteve o padrão tático e a boa organização na defesa.
Paralisado
Esta Covid-19 está dando o que falar e o que fazer. Depois de uma rodada realizada na última semana, o Campeonato Catarinense 2020 foi novamente paralisado. A princípio, os homens que comandam o nosso estado adotaram essa nova medida com a intenção de conter o avanço da pandemia, que assola o Brasil e o mundo. O Catarinão está suspenso por 14 dias, e um grupo de médicos dos clubes, em conjunto com infectologistas da Secretaria de Estado da Saúde, está alinhando novas diretrizes. Na minha opinião, é uma medida mais do que necessária, porque essa pestilência nos assusta. Mesmo assim, o presidente da FCF garante que o campeonato termina dentro de campo.
Diminuiu bastante
A bola ficou parada, nos gramados catarinenses, por quase quatro meses. O retorno foi na noite fria da quarta-feira (8), quando a Chapecoense recebeu o Avaí. O Leão foi até o Oeste catarinense para jogar, e não jogou. Ninguém entendeu a tática do treinador Rodrigo Santana, do Avaí, montando um time com três volantes e se fechando na defesa. A Chapecoense partiu com tudo pra cima da retranca do visitante e conquistou uma boa vantagem, com a vitória por 2x0. Para o próximo compromisso do Avaí diante da Chapecoense, na Ressacada, Rodrigo Santana terá tempo suficiente para corrigir os erros, que são os mesmos identificados antes da Covid-19. Diminuiu bastante o favoritismo do Leão.
Papas na língua
Este Luciano Hang, o "home" da Havan, não tem tramela fechada e não poupa palavras, seja lá contra quem for. A última declaração deste bom empresário afetou os nobres membros da Acadepol, a associação dos delegados da “puliçada” civil de SC. Os delegados torceram o nariz por conta de uma declaração do "carecone" em suas redes sociais, dizendo que seus estabelecimentos na Grande Floripa vêm sendo roubados e a PM prende os vagabundos, mas quando chegam às delegacias, os delinquentes são soltos por conta da Covid-19. A declaração gerou rejeição da "puliçada" civil, que já emitiu nota de repulsa contra o homem, que parece não ter papas na língua.
CARTÃO ROSA para o bom trabalho que vem exercendo o timaço do Supermercado Pierri da Ponte do Imaruim. Lá, você se sente como se estivesse sendo atendido por uma grande família.
CARTÃO VERMELHO para estas notícias falsas que nos assolam todos os dias em nossas redes sociais. São pessoas sem caráter, que só pensam em fazer a maldade, seja lá contra quem for. Não respeitam nem mesmo pessoas de suas próprias famílias. Gente sem noção e sem respeito.
Pensamento do Bambi
Em um mundo de máscaras e mentiras, tem que ter muita coragem para mostrar sua transparência e sua verdade.
Drops da Arquibancada
Vou parafrasear a Coluna do Beltrano, em "O que dizem eu não afirmo": parece que a saída do técnico Jorge Jesus do Flamengo não tem muito a ver com “bufunfa” ou outras questões de trabalho. Parece que o portuga teve um caso extraconjugal aqui no Brasil, descoberto pela matriz, lá na Europa. Se assim for, esse portuga é safadinho, né!
Pelo menos três times de Santa Catarina acusaram casos do coronavírus em seus elencos e funcionários. A princípio, seriam Joinville, Chapecoense e Criciúma. Por conta disso, o certame mais uma vez foi paralisado.
O Messias de Santa Catarina parece estar arrumando chifre em cabeça de cavalo com certas atitudes. A última foi a indignação do presidente da Fecam, a Federação Catarinense dos Municípios Catarinenses, Orildo Severgnini, que não gostou nem um pouquinho da fala do governador quanto à iniciativa de aumento de leitos para essa pandemia. Para Orildo, a coisa não é bem assim.
Publicado em 16/07/2020 - por Margarida Clésio Moreira dos Santos