O ex-jogador Jorge Santos, que já defendeu o Avaí, comemorou mais um niver nesta terça-feira (23) - dia de São Jorge. A coluna deseja muita saúde!
Polêmica
A partida final do Campeonato Catarinense foi marcada por uma polêmica em relação à arbitragem - coisa comum em qualquer decisão de um certame. Chora quem perde e sorri quem ganha. A rapaziada de Chapecó alega que o pênalti cobrado por Bruno Pacheco resultou em gol legal. Por outro lado, os avaianos não estão nem aí e comemoram a conquista de mais um título estadual. Cá pra nós: a arbitragem acertou ao anular o suposto gol da Chape. A bola não ultrapassou na sua totalidade a linha de gol.
Regra 10
Para a determinação do resultado de um jogo, um gol só será validado quando a bola transpuser completamente a linha de meta entre os postes e por baixo do travessão, desde que nenhuma infração às leis tenha sido previamente cometida pela equipe a favor da qual o gol seja marcado. Como diria o manezinho: “Se a bola estiver um tiquinho de nada sobre a linha, não é gol”. Estás entendo, cara pálida?!
Segundona de 1994
Essa decisão do Avaí, diante da Chapecoense, numa Ressacada com mais de 15 mil torcedores, me fez lembrar da decisão da Segundona Catarinense de 1994. Lembro-me como se fosse hoje: a Segundona Catarinense daquele ano foi decidida numa Ressacada com mais de 10 mil torcedores, entre o Avaí e o Hercílio Luz. Com um empate em Tubarão e a vitória por 2x1 em Florianópolis, o Leão levantou a taça que levou o nome da rádio Guarujá e retornou para a Primeirona Catarinense para nunca mais se rebaixar. Naquele domingo à tarde, este colunista, junto de Fernando Oliveira e Vayram da Silva Rosa, comandou a arbitragem daquele belo espetáculo.
Cara nova
Tem cara nova no Scarpelli! Se reforçando para a difícil tarefa de retornar à elite do futebol brasileiro, o Figueirense apresentou nesta quarta-feira (24) um reforço para o setor ofensivo. Trata-se do atacante Rafael, que estava no São Caetano-SP e que em 11 jogos fez apenas um gol. Aos 35 anos, além de passagens pelo futebol da China, Turquia e Japão, Rafael já defendeu Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro e Sport. O atacante Junior Pirambu, que disputou o estadual pelo Metropolitano, que havia sido sondado, foi descartado.
Maneira incontestável
Campeão catarinense de maneira incontestável, o Avaí agora vai precisar mostrar a sua força neste Brasileirão. É claro que para a disputa de um Campeonato Brasileiro da Série A o Leão irá precisar de alguns bons reforços - jogadores com DNA de Brasileirão. Porém, a base para início desta competição deve ser a mesma e conta com nomes experientes, como o do zagueiro Betão e o do goleiro Vladimir. O Leão fará a sua estreia neste certame diante do Atlético-MG, que anda mal das pernas. Além de perder o Campeonato Mineiro, o Galo foi eliminado da Libertadores dentro de casa.
Em formação
No Catarinão desta temporada, o time chegou até a liderar por algumas rodadas. Mas isso já é coisa do passado, e entre desapontamentos e observações, é isto que simplifica a participação do Figueirense neste Estadual: foi bom enquanto durou. Daqui pra frente, o time precisa se concentrar na estreia da Segundona Brasileira diante do Guarani, no frescor da cidade de Campinas, interior paulista. Enquanto alguns jogadores realizam reforço muscular na academia, o técnico Hemerson Maria treina e estuda o adversário.
Raio-X
Vamos fazer um raio-X deste time do Avaí que foi campeão incontestável do Catarinense 2019. Já no início desta competição, alguns “especialistas” já não o credenciavam ao título. Ao bom estilo mineiro, o Leão foi comendo pelas beiradas e merecidamente levantou mais uma taça estadual. Geninho foi o principal responsável por essa conquista. Deixou muitos torcedores desconfiados e deu um “cala boca” em muita gente. A toca também foi importante - o Leão não sabe o que é perder um título na Ressacada desde sua fundação. A participação da torcida e jogadores também foi algo a ser destacado, pois quando preciso, estavam em grande número a empurrar o time. A experiência não menos importante de Betão e a juventude de João Paulo, somadas aos paredões de goleiros que se revezaram, deram ao Avaí um domínio total neste Campeonato Catarinense de 2019. Foi o melhor em tudo!
CARTÃO ROSA para a minha querida Palhoça, que completou 125 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (24). Amada por muitos e desprezada por alguns, a minha cidade enfrenta sérios problemas a serem resolvidos. Palhoça cresce de forma desarranjada, com vias públicas esburacadas, falta de segurança, de saúde, de creches públicas e tantos outros problemas sociais. Mesmo assim, eu me orgulho de ser palhocense e registro meus parabéns à minha querida Palhoça.
CARTÃO VERMELHO para a não participação da Chapecoense na entrega da premiação dos melhores do Campeonato Catarinense deste ano. O Verdão do Oeste conquistou a simpatia do povo brasileiro e de todo o mundo e não poderia tomar uma atitude mesquinha como essa, por estar se sentido prejudicada. Isso fere os princípios do bom esportista, que é saber ganhar e perder. A Chapecoense é muito grande para cometer uma atitude tão infeliz como essa.
Pensamento do Bambi
Meus grupos do WhatsApp são parecidos com a Câmara dos Deputados: cheios de gente, mas ninguém faz nada.
Rapaziada do Cana Brava F.C, da Ponte do Imaruim, comemorando 20 de existência na terça-feira (23). Pensem numa rapaziada feliz!
Patrício, Cleverson, Maninho e outros abnegados avaianos comemorando o título estadual de 2019
Publicado em 25/04/2019 - por Margarida Clésio Moreira dos Santos