Debate surpreende por apresentação de propostas e pelas ausências
O jornal Palhocense e importantes instituições de Palhoça (CDL, Acip e OAB) cumpriram com o dever democrático e deram exemplo de cidadania, promovendo o debate entre nossos candidatos a prefeito, realizado na sede da OAB de Palhoça, na terça-feira (1). Com um debate de alto nível, participaram as candidatas Ana Vaz (Psol) e Tânia Slongo (PT) e o candidato Gilliard Martins (PDT). Com grande audiência pelas redes sociais do jornal Palhocense e a transmissão da Rádio São Francisco, foi um debate sem nenhum ataque e sequer um pedido de resposta, o que mostrou o alto nível dos candidatos participantes. Uma pena que os candidatos Luciano Pereira (PSD) e Eduardo Freccia (PL) não compareceram. Mesmo assim, acho que os candidatos da cidade de São Paulo deveriam vir fazer estágio em Palhoça, para aprenderem como se debate com ideias!
Amadurecimento político
Por: Sérgio Filomeno
O povo brasileiro, apesar de alguma melhora nos últimos anos, sempre foi muito desinteressado no que acontece na política, seja ela interna ou externa. Esse desinteresse pode levar a grandes frustrações e, pior ainda, a reflexos bastante ruins, não só para nós mesmos, mas, de forma mais abrangente, à própria nação.
O desconhecimento e o desinteresse no que ocorre a partir das Câmaras municipais e estaduais, e também no Congresso Nacional, onde estão os deputados federais e senadores, que, pelo menos em tese, estão lá para representar e “lutar” por nossos anseios e de cada ente federativo (União, estados membros, municípios e Distrito Federal), é preocupante!
O que temos mais próximo de nós, em nível de entes federativos, é o próprio município onde moramos ou trabalhamos. Portanto, é nele e em seus candidatos postulantes às vagas no Executivo e no Legislativo que podemos estar mais conscientes dos nossos votos.
Observar a vida pregressa de cada candidato é primordial! É clara, também, a importância de termos discernimento, para não cairmos em falsas promessas ou em denúncias infundadas, realizadas para prejudicar um ou outro candidato. Sabemos que muitos desses, na ânsia de ganhar mais votos, acabam não medindo as consequências, trazendo grandes problemas, não só para si, mas também ao próprio processo eleitoral.
Nunca é demais salientar que, quanto mais politizados formos, melhores representantes poderemos ter; algo que vem acontecendo, mas muito aquém da real necessidade, basta que observemos o que ocorre em Brasília. Portanto, muita atenção, as eleições estão aí!
Pergunta ao próximo prefeito ou prefeita
Como todos sabem, o esporte desempenha um papel fundamental na integração social e no bem-estar da população. No entanto, na região do Aririú, a comunidade perdeu o Campo de Futebol da Tapuia devido à construção do Contorno Viário da Grande Florianópolis, e até hoje o espaço esportivo não foi devidamente recompensado.
O terreno concedido à Associação Esportiva Recreativa Cultural Comunitária do Aririú (Aercca), localizado no antigo depósito de lixo da Tapuia, desativado desde 2001, enfrenta, há quase quatro anos, um processo burocrático para viabilizar as licenças necessárias para a construção de um novo espaço esportivo.
A pergunta da Aercca, do Aririú, é: “Dada a importância do esporte e da cultura para as comunidades, quais serão suas ações para agilizar a liberação dessas licenças e garantir que o projeto finalmente saia do papel, com um baixo custo, uma vez que temos empresários que já se disponibilizaram a arcar com os custos de construção do campo?”
Com a palavra, nosso próximo prefeito ou prefeita!
Destacando
Um dos destaques destas eleições foi a forma com que alguns candidatos se reinventaram e passaram a usar muito bem as mídias sociais para falar sobre o que pensam e o que querem para Palhoça. Destaque para o veterano, mas sempre jovem, Josué da Silva Mattos, da Ponte do Imaruim, que tem conseguido se comunicar com o eleitor de uma forma inovadora, que vem se destacando e chamando a atenção na internet.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE às vezes quem se diz “renovação” é continuidade. Às vezes, os que se dizem “oponentes” estão escondidos comendo pizza e bebendo espumante importada.
QUE de um dia para o outro a gasolina voltou a subir na Grande Florianópolis e tem lugar em que já custa quase R$ 7. Um absurdo, já que não foi noticiado nenhum aumento por parte do governo! Mas se procurarmos bem, em Palhoça ainda se encontra gasolina comum a R$ 5,39.
Publicado em 03/10/2024 - por Joao Jose da Silva