Córrego poluído no Morro do Gato
Moradores do Morro do Gato pedem providências à Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCam) quanto à qualidade da água de um córrego (nascente), que tinha suas águas límpidas antes da instalação de uma empresa em suas margens. Segundo os moradores, depois da instalação da empresa no local, próximo à escolinha do bairro, o córrego virou um verdadeiro esgoto a céu aberto, com água escura e fedorenta. Tanto a Polícia Ambiental quanto a FCam já foram notificadas, mas até o momento, não apareceu ninguém. O pequeno córrego, anteriormente, era usado até pelos agricultores do local, coisa que hoje não se pode fazer, devido à má qualidade da água e ao mau cheiro exalado.
O que se constata é que a água do córrego corre limpa até passar pela empresa; a partir dali, a água vira esgoto, com cheiro insuportável. Não precisa dizer mais nada, né?!
Tenha certeza que o presidente da FCam, Anestor Denoni, e sua equipe vão visitar o local e restabelecer o dano ambiental, colocando tudo no seu devido lugar. Na imagem, veja como era antes e como está agora!
Recomendo: Petiscaria Toca da Ostra
Se você ainda não visitou este recanto, não tem noção do que está perdendo: Petiscaria Toca da Ostra, com excelente gastronomia e atendimento nota 10 da família do meu amigo Rudi (ex-morador do Alto Aririú). Na foto: Rudi, Patrícia, Gabriel, Rafael, Paula e a netinha Melissa. A Petiscaria Toca da Ostra fica no canto da harmônica praia da Enseada de Brito, na Servidão Basilissa Cândida da Silva, 39. Confira! Você vai adorar, pois é bom demais!
Não faça o que eu faço, faça o que digo!
A Arteris, responsável pelo Contorno Viário da Grande Florianópolis, faz-me rir quando lança concurso de desenhos e fotografias para alunos das escolas da Grande Florianópolis, onde devem retratar a Mata Atlântica. Se eu fosse aluno da escola da Gruta do Aririú, participaria com a foto do corte da nossa jaqueira, que cortaram sem dó nem piedade, mesmo a jaqueira tendo mais de 200 anos de existência.
O edital do concurso também destaca a importância da conservação da Mata Atlântica e sua recuperação ao retratar aspectos da fauna, da flora ou seu potencial turístico. Pena que o que a Arteris diz não dá pra levar ao pé da letra, pois constata-se que é “não faça o que eu faço, mas faça o que digo”.
Perguntar não ofende, ofende?!
Por onde anda o projeto que previa a recuperação do prédio da antiga sede da Banda Nossa Senhora dos Navegantes, da Barra do Aririú, que serviria como a Casa da Cultura daquela região?!?! A promessa será cumprida ou a realização da obra é comprida assim mesmo?!
Merenda escolar diferenciada
Tramita na Câmara Municipal de Palhoça o Projeto de Lei (PL) 168/2021, de autoria do vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta, PSD), que visa à implementação de merenda escolar diferenciada aos estudantes que possuem diabetes, doença celíaca e intolerância à lactose.
Diz o vereador que a merenda escolar, por muitas vezes, é a principal refeição no cardápio de diversas crianças, e por esse motivo, o poder público deve dar atenção a essa necessidade especial, que não é um luxo, mas sim, uma questão de saúde. “Crianças com essas particularidades, se ingerirem alimentos não adequados, podem sofrer com diarreia, anemia, perda de peso, problemas cardíacos, entre diversas outras enfermidades”, declarou Pitanta, ao apresentar o PL.
O projeto já foi aprovado em primeira votação por todos os vereadores e nos próximos dias deve ser aprovado em segunda votação e seguir para a sanção do prefeito de Palhoça. Sem dúvida, um excelente projeto!
-E-n-t-r-e-l-i-n-h-a-s-
O vereador Zunga pediu, na sessão de segunda-feira (4), sinalização para o loteamento Schutz, no Aririú, que na verdade não tem sinalização nenhuma e muita gente não sabe qual via é a preferencial, sendo que o loteamento tem muitas transversais, o que vem causando inúmeros acidentes. Bem pensado, já passou da hora para que isso aconteça!
Indicação do vereador Bala solicita ao prefeito que institua o passaporte da vacina no município de Palhoça, como forma de barrar a proliferação da Covid-19. Pediu, ainda, a criação de um selo para aqueles estabelecimentos que estão cumprindo as medidas de segurança! A indicação dividiu a opinião de alguns vereadores, que defenderam o direito de ir e vir. Eu acho que é uma boa ideia!
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE tem professor tiririca da Silva porque estão querendo tirar deles os feriados do Dia do Professor e do Dia do Servidor Público! Será que vão acabar também com o recesso parlamentar?! Os juízes e procuradores vão deixar de ter 60 dias de férias por ano?! Acho que não, né?!
QUE a região do Pachecos vai receber mais 190 famílias com um empreendimento do tipo Minha Casa, Minha Vida, financiado pela Caixa. Se fosse exclusivamente para famílias de Palhoça que não possuem moradia ou moram em área de risco, eu acharia válido e necessário, mas a gente sabe que não é, a maioria vai ser entregue a gente de fora, como já é de praxe em Palhoça! O que a gente sabe é que a Caixa só financia para quem tem condição de pagar, pra ela lucrar! Uma pergunta: temos trânsito no local pra mais esse empreendimento? Temos escola, saúde, creche, segurança? Pois é... Tire suas próprias conclusões!
QUE depois da saída do vereador Rodrigo Quintino, não se ouviu mais falar da Secretaria de Defesa do Cidadão e Bem-Estar Animal. Ainda existe?!
QUE a Jotur resolveu prorrogar o prazo pra troca do cartão de usuário. O prazo inicial era 15 de outubro, e agora, os usuários podem realizar a troca até 31 de outubro. Se todas as funcionalidades do novo sistema forem confirmadas, vem coisa muito boa por aí! Aguardem! E enquanto aguardam, peguem os cartões novos, vai valer a pena!
Publicado em 07/10/2021 - por Joao Jose da Silva