Da época da Águas de Palhoça
Notícia veiculada nas redes sociais, nesta terça-feira (14), informa que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou decisão da Comarca da Palhoça e manteve o bloqueio e a indisponibilidade dos bens da empresa que operava o sistema de água e esgoto em Palhoça – importante reforçar que aquela empresa não opera mais no município. O bloqueio soma um total de R$ 30,1 milhões. Isso significa que, mesmo depois de mais de 10 anos, ainda continua passando muita água por baixo da ponte da Águas de Palhoça!
Vulcão ou disco voador?
Depois de brigar com o jornal Palhocense ao insistir que o Cambirela é um vulcão (veja a foto com uma nuvem no pico do Cambirela, postada em nossas redes sociais), agora alguns vão jurar que o morro é, na verdade, um disco voador! Disco ou vulcão, o certo é que as imagens são lindas!
Proposta de emenda à lei orgânica
O vereador André Carlos Xavier entrou, na Câmara, com proposta de uma emenda à Lei Orgânica do município, criando a obrigatoriedade de emendas individuais para o Legislativo municipal, no limite de 1,2% da receita líquida do orçamento do exercício do ano anterior, sendo que a metade desse percentual deve ser destinado a ações e serviços públicos de saúde.
Tenho certeza, embora seja uma proposta interessante, que vai dar muito o que falar, principalmente no Executivo, que, como sabemos, não gosta de dividir! Mas, segundo André, sua proposta tem o propósito de somar! “O projeto das impositivas vai beneficiar todos, igualmente. E o prefeito continua sendo o responsável por tudo”, diz o autor da proposta.
Perguntar não ofende, ofende?
Se ficar concretizado que o DEM vai virar PFL, o ex-vereador Luciano Pereira irá mudar de partido novamente?
Você acha que a família Bolsonaro é a única a fazer rachadinha? Será que essa prática também está presente aqui na Câmara Municipal de Palhoça?
Se tirarem as carroças puxadas a cavalo das ruas de Palhoça, a Prefeitura vai adquirir os cavalos de lata, como reza o projeto do vereador Rodrigo Quintino? O que eu quero saber é: o que vão fazer com os cavalos? Palhoça tem lugar para abrigá-los? Cadê nosso Centro de Zoonose?
Pra lá de Marrakesh
Motivo de piada foi a bola fora do nosso estimado deputado federal Hélio Costa, ao incluir, durante audiência na Câmara Federal, o estado do Mato Grosso do Sul na região Sul do Brasil. Pelas redes sociais, muitos já pedem uma prova de nivelamento básico aos nossos representantes legislativos. Será que em Palhoça todos os vereadores saberiam dizer onde fica a Cova da Onça? Que atire a primeira pedra quem nunca errou a localização de Marrakesh!
Destaque
Confirmei, esta semana, que o advogado Ezair Meurer, da Duncke & Meurer Advogados Associados, vai se lançar candidato a presidente da OAB de Palhoça, que terá sua eleição no dia 19 de novembro.
Se elegeu, tem que rezar
A Câmara derrubou o parecer contrário ao projeto de lei do vereador Alex Mota – já que é inconstitucional, porque o Estado brasileiro é laico – e em breve, a cada sessão legislativa, os trabalhos vão começar com a leitura de um versículo da Bíblia. Dizem que, daqui pra frente, os vereadores vão virar “santinhos” e a paz vai reinar para sempre no Legislativo Palhocense. Acho que esse deve ser o primeiro passo para que o prédio da Câmara deixe de ser conhecido como “teatro municipal” e passe a ser um “templo religioso”. Ao invés de os vereadores usarem terno e gravata, passarão a usar batinas de padre e vestimentas dos pastores evangélicos.
Mobilidade e insegurança
A comunidade do Bela Vista vive grande perrengue com a falta de mobilidade e a falta de segurança. Na Câmara, o vereador Beto Farias pediu uma atenção especial do comando da Polícia Militar e da Guarda de Trânsito de Palhoça para coibir os abusos que ali estão sendo cometidos, como: os “bobocas” motoqueiros fazendo cagadas; o som alto perturbando o sossego público; o perigo que vêm enfrentando os alunos da escola do bairro, que estão sendo obrigados a transitar por cima da via, pois os acostamentos estão recebendo calçadas, obra que vem demorando, executada a passos de tartaruga... Enfim, segundo ele, o bairro vive um verdadeiro caos.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE uma empresa em frente ao Shopping ViaCatarina, no loteamento Pagani, instalou uma “cancela” para evitar que carros (a não ser os seus) estacionem em frente à loja, mesmo tendo uma lei municipal que proíbe essa prática. Pode isso, prefeito Freccia?!
QUE, de acordo com o vereador Bala, a empresa Jotur está brincando de atender a população palhocense. Haja ouvido para escutar tanta reclamação e saco para aguentar tanto desmando e mau serviço! Logo a Jotur, que já foi orgulho e possuía uma história de contribuição com o crescimento do município! Hoje, chega a dar pena! Há quem diga que “ultimamente, a Jotur nem caga nem desocupa a moita”.
QUE, segundo afirmação na Câmara de Vereadores, nossa Polícia Militar está atuando apenas com três viaturas, isso pra atender um município com 395.133 quilômetros quadrados. Daí, quando eu critico o governo do estado e a Secretaria de (In)Segurança Pública, tem gente que não gosta. Também sei que a PM de Palhoça não faz mais por nossas comunidades porque está impossibilitada, não possui infraestrutura praticamente nenhuma, já que não recebe melhorias dos bundões de Florianópolis, que não tiram a bunda de suas cadeiras nos seus confortáveis escritórios e sequer vêm a Palhoça para constatar a situação.
QUE mesmo com a chuva tendo predominado nos últimos dias, o que predominou mesmo foi o fogo: só na terça-feira, dois carros pegaram fogo em Palhoça!
Publicado em 16/09/2021 - por Joao Jose da Silva