Mofando com a pomba na balaia
Se chovem reclamações pelos estragos causados pelas fortes chuvas que têm se abatido sobre o Centro de Palhoça, imagine você os estragos que elas têm feito nos bairros menos favorecidos, com pouca infraestrutura, sem pavimentações! O exemplo é a servidão Silvio João da Silva, no ponto final de ônibus do bairro São Sebastião, que está literalmente mergulhada na lama e nos buracos. Os moradores reclamam que a Prefeitura, primeiramente, resolve - ou tenta resolver - o que está mais próximo ao Centro da cidade, enquanto moradores como os da servidão Silvio João da Silva ficam a mofar com a pomba na balaia, vendo os navios imaginários passando com as enchentes nos córregos, rios e valas da região.
Insegurança
Comerciantes e moradores do Madri estão apavorados com o aumento de furtos e assaltos no bairro. Segundo eles, nem mesmo a presença do posto policial assusta a marginalidade, até porque posto sem policial não oferece segurança nenhuma à população.
Me filma aí!
Muita gente comentou a imagem divulgada pela Defesa Civil que mostrava o monitoramento das chuvas em Palhoça. Só para explicar: as câmeras de monitoramento usadas naquela ação não eram as câmeras anunciadas pelo setor de trânsito de Palhoça, e sim, câmeras do programa Bem Te Vi, do governo do estado, que possui 10 unidades espalhadas por Palhoça. O secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Sousa, informou que as câmeras palhocenses ainda estão em processo de licitação.
Motociclismo
Mais um palhocense fazendo sucesso pelo Brasil. Falo do motociclista Eduardo de Souza, que terminou o Campeonato Sulbrasileiro de Motovelocidade em terceiro lugar, na categoria GP 400, com a equipe Moto14altaperformace. A final aconteceu na semana passada, no autódromo de Tarumã, em Viamão (RS). Parabéns a todos os envolvidos!
Deslizamentos em São Sebastião
Moradora da rua Altino Martins, no São Sebastião, reclama da atuação da Defesa Civil de Palhoça. Ela alega que teve a situação de seu imóvel agravada após interferência da Defesa Civil, após as chuvas dos últimos dias.
O coordenador da Defesa Civil em Palhoça, Júlio Marcelino, informa que a Defesa Civil esteve no local e visitou as famílias atingidas pelos deslizamentos. “Interditamos algumas casas, só que neste momento o solo está muito encharcado, o que tem impossibilitado o trabalho com máquinas para retirar o barro do local”, explica. Ele prometeu que assim que o tempo melhorar, uma ação será feita no local pela Prefeitura.
Enquete
Depois de sofrer com alagamentos em diversos pontos de Palhoça, o jornal Palhocense promoveu uma enquete na segunda-feira (25), perguntando: “Em sua opinião, Palhoça dispõe de um sistema eficiente de contenção de cheias?” A resposta me surpreendeu, já que uma maioria esmagadora (1.599 internautas) disse que não, e apenas 121 pessoas acham que sim.
Há quem diga que é o tipo de obra que a Prefeitura não gosta de fazer, porque fica enterrada. Além disso, nossa cidade fica praticamente ao nível do mar.
Novo zoneamento
Teve uma boa adesão a primeira audiência pública online realizada pela Prefeitura, no dia 19 de janeiro, em que discutiu as alterações do zoneamento do plano diretor do município. Quem não viu, perdeu! Estão previstas inúmeras mudanças - esperamos que seja para melhor!
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE tem gente que furou a fila de vacinação! Será? Bonita coça, não?!
QUE a carne aumentou, a gasolina aumentou, os produtos da cesta básica aumentaram e o Leite Moça aumentou por falta de estoque, pois atendeu só ao governo federal!
QUE até o final do ano a vacina contra o coronavírus não chega pra todo mundo em Palhoça. O negócio é continuar mascarado!
QUE pelo jeito a Justiça vai esquecer os R$ 33 milhões dos respiradores!
Publicado em 28/01/2021 - por Joao Jose da Silva