Sem palavras
Bem se diz que, de onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada. Ver o descaso do nosso presidente diante do grande número de mortes pelo coronavírus chega a ser triste, para não dizer revoltante, até porque fui ensinado desde pequeno que, ao ir a um velório, precisávamos ficar quietos. Se o nosso presidente pelo menos fechasse a boca, não passaria essa imagem desumana de um ser sem coração e sem alma. Daí, vive dizendo aquela célebre frase que tanto o ajudou em campanha: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”! Ah para, né, coisinha!
O conto do fio desencapado
O deputado federal Hélio Costa, em entrevista a uma rádio nesta quarta-feira (29), afirmou que o governo do estado caiu no conto do “fio desencapado”, referindo-se a um possível golpe quanto ao pagamento de R$ 33 milhões para a aquisição de aparelhos respiradores. O parlamentar ponderou sobre o fato que vem repercutindo na imprensa e nas redes sociais. “O governo caiu no conto de um fio desencapado de alta tensão. Interessante é que o pagamento foi feito à vista, antes dos aparelhos chegarem. Aí se abre e é uma carga de tijolo, como fica?”, questionou.
O deputado comentou ainda que o presidente Jair Bolsonaro deveria conferir de perto a realidade do coronavírus no Brasil. “O presidente deve ir mais aos estados, dar atenção aos governadores, mesmo sendo de outros partidos. Tem que fazer política todo dia, ver o problema de perto. É preciso ir lá, ver e mandar dinheiro”.
Questionado sobre a destinação do fundo partidário para o combate ao Covid-19, o parlamentar foi taxativo: “Sou a favor do fundo partidário pra combater a pandemia. O dinheiro está lá parado. Indo à Câmara, sou totalmente favorável e votarei 'sim'”.
Tarifa Social
O perrengue na Câmara na sessão de segunda-feira (27) foi a aprovação do veto do prefeito ao projeto da tarifa social da água para famílias dos condomínios do “Minha Casa, Minha Vida”, da Caixa Econômica Federal. O projeto balançou, balançou, mas caiu... A maioria dos nossos vereadores voltou atrás e votou contra aquilo que tinha aprovado por unanimidade.
Sessão pastelão
Assistir às sessões online da Câmara se tornou uma atração à parte. Parece a sessão pastelão. Tem vereador que até faz lanchinho durante as sessões. Virou bagunça?
Frases de efeito
“Esse governador é um bosta” – Vereador Neném do Bertilo, referindo-se à retirada do escritório da Cidasc de Palhoça.
“A China consegue fazer um hospital em uma semana. E Palhoça, comprar uma draga leva dois anos” – Vereador Luciano Pereira.
Pedido de exoneração
Continua repercutindo na Câmara a derrubada da casa de uma família na região da Pinheira, sem que tivesse ordem de demolição por parte da Justiça. Vereador Pitanta, através de requerimento, pediu a exoneração do diretor que executou o serviço, mas a maioria dos vereadores rejeitou! Justo, já que certamente o diretor cumpria ordem de seu superior, né?!
Cadê os respiradores que deveriam estar aqui?
O deputado Marcos Vieira (PSDB) protocolou na Alesc requerimento que cobra explicações do governo do estado a respeito da denúncia feita pelo site "The Intercept Brasil" de que o governador Carlos Moisés da Silva e o secretário de Saúde, Helton Zeferino, fizeram a compra de duzentos respiradores pelo valor de R$ 33 milhões. O valor foi pago antecipadamente, a empresa não tem qualificação no ramo e, se vier a entregar os respiradores prometidos para o mês de abril, o fará fora desse prazo (julho, provavelmente) e com especificações bem inferiores às que foram acertadas no contrato (no caso, ventiladores pulmonares). "A denúncia é gravíssima, a compra desses respiradores - essenciais para o combate do coronavírus em SC - tem todos os indícios de superfaturamento, e por isso os deputados têm a obrigação de apurar em detalhes e de forma urgente. Se confirmadas as denúncias, configuram ato sem precedentes por parte do governo estadual", disse o deputado Marcos Vieira, que preside a Comissão Especial formada na Alesc para fiscalizar ações relacionadas à pandemia do coronavírus.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE a Câmara vai fazer um reality show entre os vereadores Nelsinho Martins e Pitanta para ver quem come mais durante as sessões online!
QUE a administração municipal vai instaurar processo administrativo para apurar a responsabilidade pela derrubada da casa de uma família na Pinheira. Será que vai sobrar só para o Gilmar?!
Publicado em 30/04/2020 - por Joao Jose da Silva