A Boca Maldita é sua...
Transito: Palhoça decreta situação de emergência
Camilo Martins – prefeito de Palhoça: “Assino o decreto que declara situação de emergência na mobilidade urbana de Palhoça. As pessoas não aguentam mais essas filas intermináveis todos os dias. Isso tudo é consequência da não conclusão da obra do Contorno Viário. Quem está sofrendo? Nós, moradores de Palhoça, pois as pessoas que trafegam pela BR-101 estão adentrando em nossa cidade, que é a única via que liga Palhoça a São José, para fugir das enormes filas na BR-101. Simples ações como levar um filho na escola ou ir ao supermercado estão se transformando num verdadeiro caos, e eu, como prefeito da cidade, não posso mais admitir isso. CHEGA! Assino esse decreto e já adianto que vamos ingressar com uma ação na Justiça contra a Autopista Litoral Sul e a ANTT. Venho pedir o apoio de todos e da nossa classe política, unidade, para que juntos possamos dar um fim nesse sofrimento da mobilidade urbana. Não podemos mais aceitar isso, vamos achar uma solução para melhorar a vida de todos os palhocenses”!
Nada é tão ruim que não possa piorar
A situação crítica pela qual passam as creches dirigidas por instituições filantrópicas e centros comunitários pode aumentar ainda mais a falta de vagas no município. Pipocam problemas de falta de recursos, como no caso da creche do bairro Aririú da Formiga, que ainda não abriu as portas porque está com dois meses de salários de professores atrasados. Outra creche do município teve a luz cortada essa semana por falta de pagamento. Outras devem fortunas em encargos sociais e não têm como pagar!
Cabe salientar que a obrigação de oferecer vagas em creches é exclusivamente da Prefeitura, mas mesmo sabendo disso, o poder público faz crer que está fazendo um grande favor, “prestando inestimável ajuda a essas instituições”, ao dispensar recursos para essas creches, algo em torno de R$ 210 por criança/mês, que não são suficientes para arcar com as despesas com pessoal, encargos sociais, manutenção das instalações, luz, água, etc, etc... Para piorar, o Ministério Público não quer nem ouvir falar na possibilidade de essas instituições pedirem contribuições para os pais, o que piora ainda mais a situação.
A Secretaria Municipal de Educação precisa se tocar que quem vem prestando inestimável ajuda ao município são essas instituições, que acabam fornecendo um serviço que deveria ser prestado pela Prefa.
Também, é necessário o registro, que muitas dessas instituições são usadas por seus dirigentes como ferramentas políticas, o que culturalmente faz com que a Prefeitura se sinta confortável para fugir da sua real responsabilidade. Até quando isso vai durar eu não sei, só sei que esse quadro caótico pode vir a piorar!
Lista negra da falta de educação
A Câmara de Vereadores, através do vereador Bala, cobrou da secretária de Educação do município, Shirley Scharf, e do prefeito municipal Camilo Martins, que coloquem em prática o projeto de lei, aprovado na Câmara no final do ano passado, que autoriza a Prefeitura a adquirir vagas em escolas e creches particulares. A medida visa reduzir a lista de espera existente no município.
A situação é periclitante. Embora o problema de falta de vagas nas creches se arraste por anos e anos, é notório que o poder público municipal não tem dado prioridade para resolver essa crise, que agora também começou a atingir as escolas municipais de Ensino Fundamental e estaduais de Ensino Fundamental e Médio. Quer dizer: é uma falta de educação quase total!
Pelo andar da carruagem, teremos que esperar a próxima eleição para vermos no plano de governo dos candidatos a promessa de solução para o problema. Isso porque, pelo que nos parece, a Secretaria Municipal de Educação da atual administração não vai conseguir cumprir o que prometeu em campanha... Ou não quer, não sei!
Sem moleza
A comunidade palhocense não tem dado moleza para os órgãos públicos municipais, que muitas vezes demoram uma eternidade para sanar problemas básicos. O exemplo é essa placa colocada por um morador na rua Padre Réus, no Caminho Novo, que informava aos moradores que o vazamento de água já havia sido comunicado à Samae, na segunda-feira (11). Pelo que parece, funcionou, pois equipes da Samae apareceram para arrumar o vazamento.
Um passarinho me contou
Disse ele, que nem tudo são flores para o coronel Ivon em seu grupo de apoio para a eleição a prefeito em 2020.
Ivon pediu recentemente união no grupo, já que pequenos fatos e comentários estariam criando desavenças. Nem todos estariam conectados no mesmo objetivo, que, para ele, seria o de vencer as eleições para prefeito. “Nem começamos a guerra e nossos soldados já estão se digladiando dentro do próprio quartel”, protestou o coronel pela internet.
A CPI que balança mas não cai
O deputado estadual por Palhoça, Nazareno Martins (PSB), assinou esta semana documento pedindo a abertura de um Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a dinheirama que já foi gasta na reforma da ponte Hercílio Luz. Nazareno explicou que a decisão de assinar a CPI foi tomada por toda a bancada.
Nazareno Martins foi o escolhido como líder do bloco parlamentar formado por PSB, PP, PRB e PB. O grupo possui representação de oito deputados na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE o Loteamento Nova Palhoça está sendo engolido pelo mato e pelo lixo!
QUE a ponte pênsil da Guarda do Cubatão está em pandarecos e se acontecer uma tragédia, esta já foi anunciada pelos vereadores Neném do Bertilo e Elton Quadros.
QUE o governador Moisés ainda não começou a aplicar os Dez Mandamentos para governar o estado! O seu governo anda mais parado que água de poço! Há quem diga: “Ah, mas ele está lá só há um mês”! É, mas os salários da sua equipe de governo do mês foram pagos, e diga-se, muito bem pagos!
QUE as filas no trânsito de Palhoça por causa da BR-101 da última segunda-feira (11) deixaram indignado até o prefeito Camilo Martins. Imaginem quem levou uma hora do trevo do Aririú até a praça de Palhoça!
QUE antigamente se dizia que o mau aluno estava na “lista negra” da escola. Hoje a lista negra existe para o aluno conseguir entrar na escola!
Publicado em 14/02/2019 - por Joao Jose da Silva