Projeto Memória Palhocense: um empresário de visão
Seu Amaro Ferreira de Macedo, que, numa justa homenagem da história, cedeu seu nome à rua do posto de saúde central de Palhoça, foi, nas décadas de 1930 e 40, um dos mais prósperos comerciantes do município de Palhoça. Na foto à direita, o Projeto Memória Palhocense mostra sua venda, no Alto Aririú. Além desse comércio, possuía também uma indústria de processamento de café e uma empresa de ônibus, que depois passaria a ser a Jotur, entre outros empreendimentos. Para nos situarmos melhor, seu Amaro era pai de dona Enedite Macedo Broering e de dona Edite de Macedo Nobre! Avô do Estefano, Duda, Vadeco, Bolão, Fantica, Weber, Shirley Nobre Scharf...
Podemos dizer que seu Amaro Ferreira de Macedo marcou época em Palhoça e fez de seu nome, uma marca!
A eleição que nunca termina
Você lembra do rolo da eleição de 2012, entre o então candidato a prefeito pelo PSDB, coronel Ivon de Souza, o presidente do PSDB Carlos Alberto Fernandes (Caco) e o secretário do partido Allan Pyetro? Pois é, no último dia 26 de novembro, quase sete anos depois, o juiz eleitoral da comarca de Palhoça, Dr. André Augusto Messias Fonseca, absolveu Caco, Allan e Sandra Mara das acusações de falsificação da ata da convenção. A denúncia foi feita ao Ministério Público na época pelo coronel Ivon, que alegou que os três mandatários do partido teriam falsificado a ata da convenção municipal do PSDB. O juiz entendeu que não. Então foi mesmo o coronel Ivon que trocou os pés pelas mãos naquela eleição?!
Placas nas calçadas
Túlio Nahas Claumann reclama do grande número de placas de publicidade que estão sendo colocadas nas calçadas do Centro da cidade. Ele pede providências por parte do poder público e consciência por parte dos proprietários desses comércios, já que essas placas só fazem aumentar a bagunça generalizada, aumentando ainda mais a dificuldade de se caminhar pelas calçadas do Centro. Segundo ele, “tem trecho que é impossível andar na calçada”. “Quando não é carro ocupando todo o passeio, são os postes de energia e as placas de propaganda”, protesta.
Palhoça já teve
Palhoça, pelo menos na área cultural, é conhecida como a terra do já teve: já teve teatro, dois cinemas (fora de shopping), festival de fanfarras, festival de bandas, Snoopy Festival, Encontro de Corais... No embalo, perdemos agora o maior acervo de viaturas antigas do Exército, pertencente ao engenheiro e colecionador Dudevant dos Santos Teixeira, o popular Duda da Bloco, que está levando todo seu acervo do parque cívico de Palhoça, de sua propriedade, para um parque temático que está construindo na cidade de Tijucas e que será inaugurado em 2019. Falta valorização por aqui, né Duda?!
Ônibus escangalhados
Usuários do transporte coletivo da Jotur, linha do Sul do município, tomaram um baita susto esta semana, quando o ônibus quebrou, segundo eles, mais uma vez, sobre a pista, na subida do Morro dos Cavalos. Dizem que o problema é tão grave que tem usuário, pasmem, com saudades da Paulotur!
Coitado do Venceslau
Uma mãe do Centro de Palhoça que tem seus filhos estudando na escola Venceslau Bueno pede encarecidamente que alguém ou algum órgão público tome providências urgentes para consertar a fossa da escola, que está vazando há uma semana. O pior é que a fossa fica ao lado do refeitório, onde as crianças comem. Ela informa que a direção já comunicou ao órgão responsável, mas que até agora a fedentina continua. Além do fedor, outro problema da escola é o mato que está tomando conta de todo o pátio.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE prefeitos da região metropolitana de Palhoça, São José, Biguaçu, Santo Amaro, São Pedro e Águas Mornas se reuniram para discutir o transporte público e decidiram promover uma licitação, por meio de um consórcio, para discutir a implantação do transporte coletivo integrado entre esses municípios. Dizem que a Jotur pode dançar, se não vencer a licitação!
QUE o Ministério Público quer obrigar os servidores públicos da Prefeitura das secretarias de Saúde e Educação a cumprirem, de imediato, o regime de oito horas diárias. O bicho tá pegando!
QUE a perda dos recursos federais da creche e da quadra de esportes não foi por culpa da Prefeitura. Teria sido o próprio governo federal que cortou a verba destinada ao projeto de vários municípios brasileiros!
QUE a falta de vagas nas escolas de Palhoça vai bater recorde! Já tem pai ficando três dias e três noites na fila. O problema é tão grande, que vão sortear as poucas vagas pela loteria!
QUE faz 25 anos que o governo do estado não constrói uma escola em Palhoça! E o município, quantos anos faz?! Definitivamente, educação em Palhoça não é prioridade.
Publicado em 29/11/2018 - por Joao Jose da Silva