Projeto Memória Palhocense: Mercado Público Municipal
Construído em 1950, na gestão do prefeito Ivo Silveira, o mercado público, que hoje não é tão público assim, fica localizado na rua Caetano Silveira de Mattos, no Centro de Palhoça. Atualmente, pouco chama a atenção em sua arquitetura, pois seu visual colorido com toldo de acrílico esconde a verdadeira beleza de seu estilo luso açoriano. Nas fotos, o mercado nu e cru nos anos 1980 e nos dias de hoje, com as cores dos partidos que administram a Prefeitura. Observem: é vermelho, pois foi pintado na administração anterior. Se tivesse sido pintado na atual, seria azul!
Palhoça tá fora
Mais uma vez, a Autopista Litoral Sul deixa o município de Palhoça de fora de seus planos para resolver o grave problema das filas na BR-101. A concessionária entrega, em 30 dias, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), proposta de construção de 14 quilômetros da terceira faixa da rodovia federal no sentido Norte, entre São José e Biguaçu. Palhoça vai continuar a ver navios, digo, caminhões e automóveis parados nas filas!
Vaquinha
O descaso da Secretaria Estadual de Segurança Pública com Palhoça chegou ao cúmulo de a Associação dos Moradores da Pedra Branca (AMO) está tendo que fazer uma vaquinha para ajudar na reforma da antiga sede da PM, no Jardim Eldorado, que agora vai servir como base para o PPT. O fato é louvável por parte da associação, mas é de se lamentar pelo desprezo da Secretaria de Segurança Pública para com o nosso município, esquecido em alguma gaveta por lá.
Antes tarde do que mais tarde
Foi aprovada pela maioria dos vereadores, a antecipação da eleição para presidente da Câmara, que ao invés de acontecer no final do mês de dezembro, como é de praxe, vai acontecer no próximo dia 8 de outubro. A proposta foi do vereador Pakão, candidato a presidente, talvez com receio de que até dezembro, muita água ainda vá passar sob a ponte do rio Passa Vinte.
Até o momento, dois vereadores estão no páreo: Pakão e Neném do Bertilo! Como os dois candidatos dizem que têm os votos necessários para vencer, não vejo problema nenhum em colocar em votação agora ou lá em dezembro. Assim, pelo menos, vamos saber quem está fazendo fake news, né?!
Em pandarecos
É triste ver o estado lamentável em que se encontra uma parada de ônibus no bairro Caminho Novo. Paula Natalí, moradora do bairro, solicita ajuda para a recuperação do ponto em frente ao CEI Padre Réus, que se encontra todo quebrado e onde em dia de chuva crianças e idosos se molham ao esperar o coletivo. Com a palavra, nossa Prefeitura.
Telefonia de arrasto
O vereador Bala mostrou, na sessão de terça-feira (18), a situação caótica em que se encontra a fiação da telefonia no município de Palhoça.
“É fio solto em inúmeras ruas, sem que as empresas de telefonia tomem qualquer providência”, denuncia o vereador.
Bala sugeriu que o município entre com uma ação civil pública contra as empresas, que se preocupam apenas em arrecadar e esquecem de dar a devida manutenção na fiação.
Cadê a Lei?
Cidadão palhocense pegou senha às 15h40 em um grande banco do Centro de Palhoça, pensando que seria atendido a toque de “caixa”, mas, só foi atendido às 16h40.
Ué, mas não há uma lei municipal determinando que a espera não pode passar de 20 minutos? Alô, fiscalização da Prefa, multa neles!
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE, segundo os próprios vereadores, eles não passam de fiscais de luxo: não servem pra nada e estão na Câmara pra bonito! Que autocrítica, não?!
QUE os vereadores precisam mostrar vergonha na cara e dar uma resposta à altura para a Autopista Litoral Sul, responsável pelas filas quilométricas na BR-101 em Palhoça. A resposta pode vir com o fechamento da BR. Os parlamentares dizem que vão meter a cara pra fechar ou pelo menos ficar no acostamento com faixas e cartazes para chamar a atenção para o problema.
QUE o vereador Nelsinho está pedindo a volta da Zona Verde. Não sei pra quê, já que nem a lei da proibição de cones e correntes em frente dos comércios é obedecida. Começando pelo próprio prédio da Prefeitura, né?!
QUE o vereador Pitanta não vai ganhar no grito do vereador Pakão. Dizem que se o Pakão já grita mais alto do que o Pitanta, imaginem se conseguir ser presidente da Câmara!
Publicado em 20/09/2018 - por Joao Jose da Silva