Transporte coletivo metropolitano
O governo do estado quer, e vai acabar conseguindo, ficar responsável pelo transporte coletivo de Palhoça, que hoje é de responsabilidade da Prefeitura. O plano é integrar o transporte coletivo dos municípios da região metropolitana de Florianópolis, que passaria a ser de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf).
O que já é ruim poderia ficar ainda pior, já que não se tem notícia de que o governo vá fazer corredores para ônibus, por exemplo. O plano é integrar o transporte através de terminais, o que já é feito em Palhoça e que recebe crítica dos usuários, que alegam que o tempo de viagem dos bairros até a capital ficou ainda mais demorado.
O projeto tramita na Assembleia Legislativa e foi discutido na Câmara pelo vereador Jean Negão, que, a exemplo de outros vereadores, já se posicionou contra, por entender que tira a autonomia dos municípios, por tratar de questões como plano diretor e mobilidade, bem como os recursos decorrentes de multas de trânsito, que seriam transferidos para a responsabilidade da Suderf.
Mudança na Saúde
A secretária de Saúde Anna Paula Heiderscheidt deixa a pasta e em seu lugar deve assumir, já na próxima segunda-feira (10), o vereador Rosiney Horácio. Com isso, o PSD também começa o seu rodízio de suplentes na Câmara de Vereadores.
Anna Paula não conseguiu transpor a pressão da eleição, na qual sua mãe, Dirce Heiderscheidt, é candidata a deputada e disputa votos com Nazareno Martins, pai do prefeito.
Uma coisa é certa: se a saúde não está melhor, não é por culpa de Anna Paula, que se dedicou amplamente pela pasta. A culpa é do atual sistema de saúde dispensado pelo município, pelo estado e pelo país.
Adequação do prédio da Câmara
A polêmica foi lançada: derruba-se parte do prédio da Câmara, onde foi avançado um metro, para poder fazer a calçada da Avenida das Torres, ou avança o canteiro central da avenida e, assim, a calçada também poderia ser feita? Os vereadores Neném e Jean Negão acham que, se a Eletrosul permitir, a segunda opção seria a correta.
A derrubada da parte de trás do prédio está prevista para acontecer durante o recesso parlamentar do final de ano. Até lá, o vereador Neném promete correr atrás de uma solução que não onere tanto os cofres públicos.
A Escola do Alto Aririú teria sido o último ato do Governo Imperial em SC?
É bem provável que a criação da Escola Professora Nicolina Tancredo, do Alto Aririú, tenha sido o último ato do governo imperial no estado, se não, um dos últimos. De acordo com o livro "Monografia do Município de Palhoça", do escritor do início do século José Lupércio Lopes: “O Dr. Luiz Alves de Oliveira Bello, que se achava à frente do governo da província, como presidente nomeado pelo imperador, pela manhã do dia 15 de novembro de 1889, sancionou a Lei nº 1.274, criando a Escola Mista do Alto Aririú”. A escola só veio a receber o nome de Nicolina Tancredo em 1970.
Rodízio
Mais dois vereadores suplentes assumiram, esta semana, a Câmara Municipal. Isso, graças ao sistema de rodízio que está fazendo o Progressistas e o PSB. Pelo Progressistas, assumiu o suplente Reginaldo da Silva, natural do bairro São Sebastião, e atual morador da Guarda do Cubatão. Pelo PSB, assumiu o vereador Marcos André Barbosa, o Sargento Marquinhos da PM, representando o bairro da Ponte do Imaruim.
De vomitar as tripas
Se você for para as proximidades do Posto de Saúde da Guarda do Cubatão, vá preparado: leve uma máscara para não vomitar as tripas, por conta da catinga do esterco de galinha que foi colocado numa lavoura daquele bairro. Dizem que o cara vai procurar o posto para se tratar e volta pra casa vomitando e com dor de cabeça!
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE a eleição para presidente da Câmara vai ser um leilão. Se a eleição tivesse sido na semana passada, quem ganhava a presidência era o vereador Neném do Bertilo, por 10x7. Esta semana, quem ganha pelo mesmo placar é o vereador Pakão! Quem dá mais? Quem dá mais? Quem dá mais? Só vai se saber no dia da eleição, quando o melhor leiloeiro disser: “Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três - oferta eu faço porque mais não acho! O presidente é...”.
QUE basta amanhecer chovendo para que as principais ruas do Centro de Palhoça, a BR101 e as marginais se transformem num caos. Andar a pé do Supermercado Rosa até à Praça Sete é bem mais rápido do que de carro!
Publicado em 06/09/2018 - por Joao Jose da Silva