Projeto Memória Palhocense
Gruta do Aririú: uma história de fé
A gruta do Aririú foi construída em 1958, com a participação de dezenas de pessoas da comunidade, seguindo o desejo da saudosa senhora Eny Emília de Souza, moradora do bairro, que buscava um local para que a comunidade pudesse rezar em meio à natureza. Na época, todo o município pertencia à Paróquia Bom Jesus de Nazaré. Hoje a Gruta pertence à Paróquia São Francisco de Assis, do Aririú.
O desejo de dona Eny foi realizado após os senhores Alvim Pereira de Medeiros e João Antero Dias cederem parte de suas terras para que a gruta pudesse ser construída.
As muitas manifestações de fé vivenciadas pela comunidade e pelos visitantes fizeram com que a gruta do Aririú seja hoje um importante destino turístico religioso do estado de Santa Catarina.
Queres receber tua correspondência em casa?!
Se depender da agência dos Correios de Palhoça, vais é “mofar com a pomba na balaia”! Isso segundo o que foi exposto na Câmara de Vereadores, numa das sessões da semana passada, quando parlamentares denunciaram que muitos moradores de Palhoça não recebem suas correspondências por culpa da Prefeitura, por falta de nome de ruas, placas indicativas, etc, etc... Mas segundo o que foi dito, quem tem tudo isso e não recebe está sendo prejudicado por incompetência ou ineficiência dos Correios de Palhoça mesmo!
Palhocense vota em palhocense
Uma campanha pela internet foi lançada em Palhoça para que o eleitor palhocense vote em candidatos a deputado de Palhoça. Eu concordo. Pelo menos, se o candidato palhocense não fizer nada por nossa cidade, podemos xingá-lo ao passar por ele durante os quatro anos que estiver na Assembleia. Coisa que não dá para fazer quando votamos em deputados de outra região, que vão desaparecer de Palhoça pelos próximos quatro anos.
Com mais de 130 mil eleitores em 2018, Palhoça poderia eleger dois ou mais deputados, basta a gente querer e os nossos candidatos nos convencerem que vão ser bons para o município.
Se “esteporou” toda
Uma senhora me ligou esta semana relatando que quase morreu, depois de levar um baita tombo com sua bicicleta, ao desviar de um contêiner da Samae, colocado em cima da calçada. “Me esfolei todinha”, disse ela.
A senhora argumentou o que todo mundo já sabe: a mobilidade urbana de Palhoça está um caos. Na calçada, são os postes, as placas e agora os contêineres; na estrada, são as bocas de lobo e os buracos. Quer dizer, não dá para fugir do perigo. Se for pela estrada, a pessoa é atropelada por um automóvel ou caminhão; se andar pela calçada, a pessoa acaba atropelando um contêiner ou um poste da Celesc.
O quartel
Fui informado que já tem policiais militares trabalhando no quartel recém-inaugurado da Polícia Militar de Palhoça. Os trabalhos só não foram totalmente transferidos para o local, pela demora da empresa de telefonia contratada para instalar os equipamentos necessários para seu total funcionamento.
Uma coisa se garante: o coronel Quint não está medindo esforços para que isso aconteça no menor prazo possível.
Quanto à afirmação que fiz na coluna da semana passada, que o MDB do Pinho Moreira estaria fazendo média ao inaugurar o quartel, confesso que me equivoquei, já que o governador sequer veio à inauguração, não deve estar nem aí com Palhoça, né?!
Operação caixinha
Uma criteriosa investigação está sendo feita pela delegacia de Polícia de Palhoça, a pedido do Ministério Público, para descobrir se assessores e comissionados da Câmara davam ou dão uma fatia de seus salários ao vereador que os indica para o cargo. A denúncia foi feita na Justiça por um pai inconformado, que se indignou ao saber que a filha repartia o ordenado que recebia com seu “paladino”.
Assessores estão sendo ouvidos pelo delegado, mas é claro que dificilmente vão entregar, já que dependem do cargo e, como se diz: pouco com Deus é muito e muito sem Deus não é nada.
Sendo assim, o que a Justiça tem que fazer é chamar antigos assessores, aqueles que perderam suas “boquinhas”, mesmo sendo “meia-boca”. Até porque, estariam indignados por perderem o cargo.
Que a prática já aconteceu na Câmara no passado, não se tem dúvidas. Mas se existe hoje algum vereador fazendo isso, o cara deve ser ou muito esganado ou muito corajoso, depois de ver tanto político famoso sendo preso pela Lava Jato!
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE o vereador Pitanta jura de pé junto que vai sair candidato a deputado estadual! O que o ex-vereador Nazareno Martins teria dito: “Não atrapalha, rapaz”!
QUE a Câmara de Vereadores está em recesso até o dia 6 de agosto. Daí você me perguntaria: isso muda alguma coisa em Palhoça? Eu respondo: não, não muda nada!
QUE o vereador Joel Pakão continua sendo o mais cotado para assumir a presidência da Câmara a partir de janeiro de 2019. Dizem que o Grupo dos Dez já tem 12 apóstolos. Será?!
QUE o ex-vereador Nazareno Martins deve ter sua candidatura a deputado estadual homologada neste sábado, na convenção do PSB, que se realizará na capital.
QUE, quanto às candidaturas ao governo do estado, continua tudo indefinido. É provável que tenhamos cinco candidatos a governador: PP, PSD, PSDB, MDB e PT. Isso se o Amin (PP) e o Merisio (PSD) não se juntarem já no primeiro turno.
Publicado em 19/07/2018 - por Joao Jose da Silva