As expectativas para o Natal
Extra! Extra!! Está constatado: depois de tanta polêmica em Palhoça, tem político dando uma de galinha se passando por chester só pra ser engolido no Natal! A Valdirene e a Valderleia, duas bichinhas amigas minhas do Rio Grande, postaram no Facebook: “Neste Natal, não coma castanha, coma noz”!
Por essa e por outras que o falecido Jorge da dona Biloca dizia que o Natal é injusto, pois o peru morre na véspera e a missa é do galo! É tudo que a turma da mamadeira não quer que aconteça na Prefa e na Cama, digo na Câmara: morrer no Natal e não ver o gosto da mamadeira em 2025!
O prefeito Eduardo Freccia está dando uma de São Nicolau: economizou durante os quatro primeiros anos de administração, juntou as arrecadações do IPTU, da água, da iluminação, e vai entregar obras nos próximos quatro anos! Será que vão dizer que foi o Papai Noel quem fez as obras?! Se eu fosse ele, não seria tolo e falava a verdade para os palhocenses: que Papai Noel não existe e quem está dando o presente é ele! Só por desaforo!
Quem também está se preparando psicologicamente para as falsidades do fim de ano é o vereador Pitanta! Até porque Chico morreu de velho, mas morreu! Já o que vem preocupando os demais vereadores eleitos e reeleitos é o possível fim da “Santíssima Trindade” que foi formada há mais de 20 anos para continuar com a presidência da Câmara! Se eu fosse eles, não esquentava não, já que o que não falta em Palhoça é vereador “Terezinha de Jesus”, que depois do susto vai ao chão acudir seus benfeitores, cada um com um pires na mão!
O Antônho do Bidunga quer saber do Papai Noel: por que as pessoas só querem alimentar os necessitados no Natal?! “Será que pensam que elas não sentem fome no Dia da Independência ou no Dia de Finados?!” Daí ele fez outra pergunta; desta feita, pra mim: “Um político honesto, um advogado generoso e o Papai Noel estavam andando pela rua José Maria da Luz, quando viram uma nota de R$ 50 caída no chão. Qual dos três pegou?” Ele nem esperou eu responder e disparou: “O Papai Noel! Porque os outros não existem”. Rá, rá, rá, rá...
O Orildo Cabeção pediu ao Papai Noel, neste Natal, uma dieta que funcione, pois descobriu que o que engorda não é o que come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que come entre o Ano Novo e o Natal. O Cabeção diz que aceita ganhar qualquer coisinha do Papai Noel, menos peso!
Quem enviou uma cartinha pedindo presente ao Papai Noel foi o suplente de vereador Odair José. Dizia a cartinha: “Papai Noel, eu te escrevo estas mal traçadas linhas para pedir de presente de Natal uma vaga na Câmara. Em tempo: se eu for atendido, pretendo protocolar na Câmara uma Moção ao Papai Noel, até porque todos sabem que o senhor é chegado num veado e uma Mocinha não ia lhe cair bem”.
Veja só como são as coisas: não é que só depois que se elegeram os novos vereadores da Câmara ficaram sabendo que em pleno mês de março, abril, maio, etc. na capital do Rio Grande do Norte, já é Natal? O sonho deles agora é conhecer Natal em junho de 2025! Rá, rá, rá, rá...
Fiquei sabendo por que a Prefeitura, neste ano, fez uma iluminação natalina, sem aquela lazarada do tempo da dona Dirce. É que a Dirce não sabia, mas o Freccia sabe que no Natal se comemora o nascimento do Menino Jesus e não de Thomas Edison!
Daí, o Jorge da dona Biloca me perguntou se eu sabia por que o Natal em Palhoça é Mágico e não Reluz? Eu disse que não, e ele me explicou que é porque o do Freccia é mágico e fez o Natal Reluz da Dirce desaparecer! Rá, rá, rá, rá...
O Nazareno Martins, ex-deputado estadual, estava me dizendo que aprendeu que, de eleição em eleição e de Natal a Natal, quanto mais velho ele fica, menos presentes ele ganha! Por outro lado, o vice-prefeito eleito e ex-secretário de Saúde, Rosiney Horácio, comunica aos palhocenses que não conseguiram fazer seus exames antes do dia 31 de dezembro que esse exame vai passar a se chamar de pós-Natal, mesmo você não estando grávido! Já os comerciantes de Palhoça, puxando a sardinha pro seu prato, lançaram a campanha: “Já é Natal! Época de aumentar a coleção de malas, meias, cuecas e gravatas. Compre no comércio local”!
O vereador Pitanta me dizia que está com saudade do tempo em que a sua única preocupação era não decepcionar o Papai Noel, para continuar ganhando presente! Como a presidência da Câmara, por exemplo! Para o vereador reeleito Marquinho do Pacheco, o Natal já está chegando novamente e ele nem ganhou o videogame Atari que pediu em 1993. Mas está feliz em deixar a presidência da Câmara e deixando tudo aprovadinho para 2025, como os próximos aumentos e reajustes, as reformas e as recauchutagens!
O Luciano Pereira não acredita mais em Papai Noel. É que umas Mulas-sem-Cabeça e uns Sacis Pererês botaram na cabeça dele que o Papai Noel não existe! Se existisse, segundo eles, o Luciano teria conseguido sair eleito da última eleição!
Enquanto isso, o pessoal do PL fala no ouvido do seu presidente, ao saber que o partido vai ter mais de três secretarias na segunda administração do Freccia: “Caramba, olha isso! Não é que o Papai Noel leu mesmo a nossa cartinha?!” Rá, rá, rá, rá...
Minha Nossa Senhora Piriquita da Cova Funda! Aviso de última hora: o Natal em Santa Catarina foi cancelado e a culpa é dos nossos políticos. É que andaram dizendo ao Papai Noel que tinham se comportado bem e não tinham feito nada de errado neste ano e ele morreu! Morreu de tanto rir!
Publicado em 19/12/2024 - por Beltrano