4467ba54c9f1a0ce6051c4ea78ed8bb7.jpeg Vazamentos internos: é possível evitar o desperdício de água e aumento no consumo em Palhoça

29430aaf2ec804cf3a5a947641ecabdf.jpeg Santa Catarina registra passagem de frente fria e primeiro declínio de temperatura do outono

a277b51cad476b9b4cbf37bbc44db04a.png Dia Mundial da Criatividade: setor empresarial realiza evento com atividades multidisciplinares

73eb1c887c11250faf8986866f322f6f.jpg CDL realiza encontro com órgãos de segurança pública atuantes em Palhoça

d729ce2c0e85697cca62d5981783f258.jpeg Polícia Civil deflagra 3ª fase da operação relacionada a homicídio em Palhoça

998183cb4167579646add52a8f637df5.jpeg Livro sobre cultura, história e geografia catarinense é lançado nesta quinta-feira (3)

7712af7b3b1249f705b3f12f02ad1f3f.jpg Freguesia da Enseada de Brito é tombada como patrimônio histórico nacional

665ecf32d2b21ec7f152a5aae151c271.JPEG Safari Beach Jurerê prepara três festas imperdíveis durante o feriado de Páscoa

dd1cb9681ca5fa0d0d6e78552063c88b.jpeg Reportagem resgata capas icônicas e história da identidade visual do jornal

5bc0563a65cf3a0e44b6db888bf7a7a8.jpeg Equipe de Palhoça participa do Catarinense de Automobilismo neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

8c3d42b7a9ca943e04b20f66e1b9ec36.jpeg Judô: equipe de Palhoça conquista vagas em Campeonato Brasileiro Regional V

Beltrano - Edição 968

 

Simpatias para botar o cavalo a pastar

 

Os candidatos na eleição de 2024 estão sendo apelidados de “candidatos pneus”. O Antônho do Bidunga diz que candidato pneu é aquele que quanto mais trabalhou para se eleger mais liso ficou! Rá, rá, rá, rá... Coisa de doido! Doido pra mamar nas tetas da mãe Joana e botar o cavalo a pastar na Câmara!
Sabe-se que no ano que eles não vão às festas das igrejas; vão faltar santos, digo, “santinhos e santinhas”! Dia desses, a dona Gracilina da Terra Fraca foi apresentada a um dos candidatos a vereador por Palhoça – quer dizer, por ele mesmo.
– Muito prazer – disse ele.
– Prazer! Saiba que já ouvi falar muito do senhor, tá!
– É possível, é possível, mas ninguém tem provas – adiantou-se o pré-candidato. 
Éééééééé... É mole? É mole mas sobe!
E teve aquele candidato que tinha em casa 10 garrafas de cachaça da boa! Mas quando se filiou ao PL, para não pegar mal, o Márcio, presidente do partido, obrigou o cujo não dito a jogar a cachaça fora. Ele então pegou a primeira garrafa, bebeu um copo e jogou o resto na pia. Pegou a segunda garrafa, bebeu outro copo e jogou o resto na pia. Pegou a terceira garrafa, bebeu o resto e jogou o copo na pia. Pegou a quarta garrafa, bebeu na pia e jogou o resto no copo. Pegou o quinto copo, jogou o rótulo na pia e bebeu a garrafa. Pegou a sexta pia, bebeu a garrafa e jogou o copo no resto... ic... A sétima garrafa ele pegou no resto e bebeu a pia. Pegou no copo, bebeu no resto e jogou a pia na oitava garrafa. Jogou a nona pia no copo, pegou na garrafa e bebeu o resto... ic... O décimo copo, ele pegou a garrafa no resto e jogou na pia. Depois disso, definitivamente, não tem mais bebido em casa, só nos botecos; anda por aí chapado dizendo que faltou pouco pra se eleger, “só” uns mil votos!
Para se eleger nesta eleição, valeu tudo! Quem não tem a simpatia do Freccia, do Jorginho e o do Camilo Martins apelou para as próprias simpatias. Esse negócio de colocar a fotografia dos atuais vereadores e do prefeito na boca de sapo e costurá-la não adiantou nada. Na verdade, só tem matado o sapo! Pé de coelho, nem pensar, a não ser se for para deixar o coelho perneta!
Para conhecer algumas simpatias mais atuais, fui procurar uma profissional no assunto, a dona Cotinha, lá da Barra do Aririú, que há anos dá assessoria aos vereadores Nilson e Tavinho. Perguntei a ela qual seria a simpatia correta para os vereadores Pitanta e Pakão se reelegerem. Ela foi enfática ao afirmar que só tem um jeito: fazer a simpatia para a Nossa Senhora Piriquita da Cova Funda, e assim afastar o mau olhado do Beto e do Mário César! Resultado: todos eleitos!

Simpatia para afastar mau olhado
Os vereadores precisaram ir a dois lugares ermos, na Barra e na “Praia do Pelados”, ao meio-dia, em um dia de muito sol, levar a caneta que mais usam na Câmara, riscar no chão uma cruz e no centro fazer um buraco colocando um bilhete com as seguintes palavras: “Padroeira do Sol, vida e natureza, aniquilai todo o olho gordo que (nome do zolhudo ou da zolhuda) está botando em cima de mim e ao cair da noite leve consigo para a Cova Funda. E que o (zolhudo ou zolhuda) receba em dobro tudo o que me deseja.
Depois de fazer isso, eles tiveram que rezar sete Salve-Rainhas até os amostres para Nossa Senhora Piriquita da Cova Funda, durante as sessões na Câmara, sem rabar uma, e acender uma vela todos os dias: no caso do Pitanta, na calçada em frente à Câmara; e no caso do Pakão, no Pontal mesmo. Assim, seus caminhos se iluminaram. Dona Cotinha salientou ainda que a simpatia podia interferir no humor e causar arrepios nos demais candidatos dos partidos deles! Rá, rá, rá, rá...

Simpatia do pau de dar em doido
Os candidatos a prefeito Luciano Pereira (PSD) e Eduardo Freccia (PL) também precisaram fazer muita simpatia para afastar os maus espíritos rondando à volta – como alguns políticos de Palhoça, por exemplo, que queriam pegar carona e ser seus vices. Para afastar esses maus espíritos, eles precisaram ir, numa noite de lua cheia, até o cemitério do Passa Vinte e caçar um sapo de tamanho médio que tivesse uma pinta preta na cabeça. Teriam que arrancar um cabelo do sapo e mergulhá-lo (o cabelo não, o sapo) num copo com dois dedos de vinagre. Se o vinagre do PL não tiver dedos, seria bom que arranjasse outro. Em seguida, acrescentaram um pouco de veneno de rato (cerca de um a dois quilos). Depois disso, precisaram apenas fazer com que os estrupícios bebessem o conteúdo do copo. Se eles relutassem, precisariam pegar um porrete grosso, de dois metros aproximadamente (aquele porrete parecido com um taco de beisebol usado pela Polícia Militar serviu) e lavá-los com água benzida por um padre caolho. Depois, seria só bater com o porrete na cabeça deles, dizendo sete vezes: “Agora você vai beber na marra”.
Dona Cotinha me disse que essa simpatia evitou muitas dores de cabeça para o futuro prefeito de Palhoça!

Simpatia do pau de dar em doido 
Nos demais partidos não foi diferente, só com muita simpatia pra se eleger. Muito escolhido fez a seguinte simpatia: numa sexta-feira de Lua Nova, exatamente à meia-noite, o candidato teve que ficar em frente à porta de entrada da Prefeitura, segurando uma cruz de madeira com a mão direita, dizendo: “A Ti, Deus Onipotente, humildemente peço que bendigas minha entrada neste local. Peço que Te dignes a lembrares de meu nome na hora do voto. Prometendo continuar fiel à sua magnânima doutrina e com a ajuda dos seus santos anjos. Faça, então, que tais anjos guardem e defendam minha eleição, para que eu possa continuar elevando Teu Santo Nome. Por Lula e Bolsonaro, Nossos Senhores, amém”.
No dia seguinte, tiveram que levar a cruz para ser benzida com água benta por um padre e um pastor (o pastor não pode ser Alex Mota, pois não se elegeu; faltou mais reza e ele não acredita em simpatias). A cruz foi pendurada atrás da porta da Prefeitura. Dizem que o Pepê acreditou na simpatia, e também o Mário Cesar, o Pakão, o Beto dos Assados; e já estão se revezando para fazê-la em 2028!
Dona Cotinha garante que é tiro e queda! Mas se não for queda pode vir a ser um tiro para ser o escolhido! Fui! Fui ver se as simpatias estão dando certo!



Publicado em 31/10/2024 - por Beltrano

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg