Tirando as gemas pra que fiquem as claras
Extra! Extra!! É quase certo que na próxima eleição para prefeito teremos três ou quatro candidatos. Os demais postulantes vão ser vice e candidatos a síndico de prédio! Dizem até que os pré-candidatos a prefeito de hoje são os vereadores e assessores dos vereadores e do prefeito do amanhã! Daqui pra frente, é perna pra que te quero. E como diria o Bolsonaro: “É melhor Jair se acostumando”! Nem que seja com a tragédia! Rá, rá, rá, rá...
Como em terra de político cego ninguém acredita em amor à primeira vista, o Jurandir, um gayzinho amigo meu, encasquetou que vai sair candidato a vereador em cima do Bala e do André Xavier, lá na Ponte do Imaruim. Os dois vereadores que aproveitem o rio pra botar as barbas de molho! Para inovar na próxima eleição, o Jurandir já divulgou seu slogan: “Vote no Jurandir, aquele que dá o que promete!” Rá, rá, rá, rá...
Com duas vereadores na Câmara, a Zana e a Mariah, a mulherada também anda animada. Minha amiga Dinha da Jaqueira vai se lançar na aventura com o slogan: “Tudo Pela Dinha!” Na Cova Funda, a rapaziada vai apoiar a Gina. Não falta incentivo. O pessoal vive pedindo pra ela: “Vai Gina, vai Gina”! Mas o slogan mais criativo até agora foi o do Dorvalino da Guarda do Cubatão. Ele me disse que com a sua fé e as fezes dos eleitores da Guarda, vai se eleger vereador! O Neném que se cuide! A oração que o Neném reza para continuar no páreo é: “Meu anjo da Guarda, meu bom amiguinho, me guarde sempre pelo antigo caminho”. Aconselhei uma reza mais forte: “Santo Anjo da Prefa, meu Zeloso guardador, só a ti me confiou, tenha por mim piedade divina, misericórdia... Amém”! Quem sabe continua dando certo, né?! Sou cristão, portanto, não custa tentar ajudar!! Rá, rá, rá, rá... Já dizia minha vó: “Se ajoelhou, tem que rezar”.
Mas em Palhoça a política é assim: um verdadeiro 69! Enquanto uns cagam, outros ficam espiando! Mas apesar da tainha estar em greve nos mares do Sul, o tempo promete fechar e esquentar na próxima sexta-feira, na frente da Prefeitura! É que os funcionários que ganham salário-menstruação também prometem entrar em greve, já que dizem que o salário vem todo mês, mas só dura cinco dias! Rá, rá, rá, rá...
Minha Santa Piriquita da Cova Funda! Os comerciantes da Praça enfim se manifestaram. Cansaram de ser assaltados e foram pra Praça esperar a polícia! Teve até comerciante que, querendo cobrar de nossas autoridades, perguntou pelas redes sociais: “Onde é que fica a Câmara dos Deputados de Palhoça?” Por isso que eu digo: morro, vou morar perto da casa do Ronério e não vejo tudo!
Mas a nossa falta de segurança tem uma explicação simples, até porque a cal é virgem porque só lida com brocha! A frase explica a falta de respeito do governo do estado com o bem-estar da população palhocense! A falta de policial em Palhoça pode ser compreendida, já que o Moisés levou todos os policiais para trabalhar no palácio! É como diria o finado Antônho do Bidunga: “De onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada”!
Você sabia que o índice de criminalidade na Capital caiu drasticamente?! Por isso gostaria de deixar aqui meu convite ao comandante da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, para que venha ser candidato a prefeito em Palhoça, até porque a Capital já possui polícia a dar com pau! Tão pensando o quê? Qués um fio, vai dá como eu di!
O comércio de Palhoça tem toda razão em reclamar. Veja esta: dia desses, o Irineu do Aririú estava andando pela rua José Maria da Luz, quando de repente apareceu um assaltante. Ele entrega 50 reais que tinha no bolso ao ladrão, que logo em seguida devolve 25 para o Irineu, que, confuso, questiona:
- Mas isso não é um assalto?
E o ladrão:
- É sim, mas hoje estou dando 50% de desconto da Black Friday! Rá, rá, rá, rá...
Mais uma da falta de segurança em Palhoça: um aparelho de detectar ladrões foi inventado no estrangeiro, trouxeram para São Paulo e fizeram um teste. Em uma hora, o aparelho detectou 300 ladrões. Com o sucesso do aparelho, os municípios de Florianópolis e São José adquiriram o dito aparelho e em meia hora detectaram 400 ladrões em cada cidade.
- Esse aparelho é muito bom! Vou aconselhar o Camilo a levar pra Palhoça - diz a prefeita Adeliana!
O Camilo, atendendo a sugestão da companheira de partido, comprou o aparelho e instalou na Praça de Palhoça. Em cinco minutos, roubaram o aparelho! Rá, rá, rá, rá...
Qués Magi?! Já outro dia, na avenida Barão do Rio Branco, um jovem perguntou para dona Quitéria, que havia vindo à Praça para comprar remédio na farmácia do Betinho:
- Por gentileza, a senhora viu um policial por aí?
Dona Quitéria respondeu:
- Não, moço, não vi.
- E no Postinho da Praça, a senhora viu?!
- Olha, passei lá agora e não vi ninguém!
E o rapaz, aliviado:
- Então passa a grana que isso é um assalto!
Para se ter uma ideia de como está nossa segurança pública, um policial militar chegou numa sorveteria no Aririú e pediu um sorvete. A moça colocou o sorvete na casquinha e perguntou se ele queria cobertura!
Fui! Fui assistir àquele filme “Corra que os assaltantes vêm aí”. O título não é bem esse, mas combina com Palhoça! Rá, rá, rá, rá... Que Ali Babá tenha piedade de nós!
Publicado em 13/06/2019 - por Beltrano