Beltrano - Edição 685
Sem nhem, nhem, nhem... vem cá meu bem!
Extra! Extra!! Minha Santa Piriquita da Cova Funda!! Os frequentadores da Praça Sete estão proibidos de vir para o Centro da cidade de bexiga cheia! O risco de sair mijado é grande! É que o banheiro público da Praça não é público, é um escândalo! Mais parece uma brincanagem - brincadeira com sacanagem.
Quem sofre mais é a mulherada, pois elas passam pela bica, aquela onde os peixes morreram afogados, sentem vontade de fazer xixi e correm para o banheiro, mas acabam batendo com a “perseguida” na porta! A dona Evelásia, lá da Cova Funda, me dizia: “Tenho a bexiga sorta desde pequenininha e toda vez que venho na Praça sô obrigada a garrá o brejo lá no Guarani! Com a minha idade, sô obrigada a fazer necessidades detrás das moitas, igualinho como se fazia na época da Véia Palhoça. Isso é triste! O pió memo, meu filho, é que na Palhoça di hoje tem muito mais gabiru de fora oiando a persiguida da gente”, reclama dona Evelásia, que não teve tempo de chegar até a sua moitinha e acabou fazendo xixi na fila para liberação do FGTS da Caixa! Rá, rá, rá, rá... Mijou nas Caixas a dona Evelásia!! Rá, rá, rá, rá...
O problema é meu, não do Doroteu!! Por falar no Doroteu, ele está preocupado com o aumento da violência em Palhoça. Com a falta de estrutura da Polícia Civil, com o baixo número de policiais nas ruas, entre outras coisitas que só o Moisés não quer ver... O Doroteu tem medo que Palhoça vire o Rio de Janeiro, quando passaríamos a não ligar mais para as balas perdidas! Segundo ele, não podemos nos acostumar com a violência, senão as balas perdidas vão acabar entrando por um ouvido e saindo pelo outro!! Essa nem a Froyda, mulher do Froid, explica
Oió, ió, ió, ió, ió, ió... tão tolo, tão?! Eu achava que era indeciso, mas agora não estou tão certo!! Se por um gasoduto passa gás e por um oleoduto passa óleo, o que passa pelo viaduto do Passa Vinte?! Só pode ser água, pois basta chover alguns minutos para que a gente não veja mais a luz no fim do túnel! Só água!!
Em terra de político cego, ninguém acredita em amor à primeira vista! O Antônho do Bidunga me dizia que um dos primeiros políticos do Brasil foi o Prudente de Morais, mas daí pra frente só tem aparecido políticos Imprudentes e Imorais!! Tanto que estão pensando em mudar o nome de Brasília para Quadrilia!! Não é pra menos que ladrão que rouba ladrão vive no Distrito Federal!!
Ele me disse que está trabalhando na casa de um político que dias desses foi julgado por corrupção. O cara aguardava nervosamente o veredito do juiz em sua casa, quando, de repente, tocou o telefone e o advogado encarregado da defesa, disse, sem esconder a euforia:
- Doutor, finalmente a justiça foi feita!
- Então, vamos apelar - emendou o safado.
E a Palhoça vai seguindo
No rumo, meio sem jeito
Tem quem a ame e adore
Tem quem falte com respeito
E assim devagarzinho
Dando uma de bonzinhos
Botam as medalhas em nossos peitos.
Espaço de unitilidade pública do Beltrano: Um amigo meu de idade não beneficiada pela vacina da gripe recebeu o seguinte bilhete: “Te desejo. Quero te levar pra cama. Fazer você suar, tremer. Quero ver você delirar. Te espero! Assinado: Gripe”.
O Jorge da dona Bilóca é que dizia que nunca tomou a vacina para gripe. É que se o Ministério da Saúde diz que apenas limpando as mãos com álcool a gente elimina o risco do vírus, imaginem tomando cachaça como ele tomava!!
E olha esta: o governador Moisés anda dando uma de homem invisível e aposta que o Júlio Garcia vai ser para o seu governo o “homem transparente”! Muitos ainda acreditam que os dois juntos vão fazer coisas nunca vistas, como abrir o mar para acabar com as filas nas pontes! Rá, rá, rá, rá...
Durante os últimos 30 anos, Beltrano estudou feito um burro para que você, leitor da coluna, conhecesse em primeira mão os mais pitorescos de Palhoça! Leia e comprove:
Coligação PSD / PSB / PMDB /PP - Mais cara que alimentar elefante com bombom e que argentina nova na zona;
Coronel Ivon de Souza - Mais desconfiado com a próxima eleição que cachorro escaldado com medo de água fria;
Secretário Eduardo Freccia - Mais agarrado na Prefa do que velha numa moto;
Prefeito Camilo Martins - Mais babado pela classe política do que boi com aftosa.
Vereador Jean Negão - Mais ligado no futuro para vir a ser prefeito do que rádio de preso.
Comissionados da Câmara - Mais amontoados do que uva em cacho.
Vereador Pitanta - Mais contente por ter sido nomeado líder do prefeito do que cachorro com dois rabos e mais velho na Câmara do que mijar pra frente;
Vereador Neném - Mais faceiro como presidente da Câmara do que mosca em tampa de xarope;
Vereador Luciano Pereira - Mais angustiado pra ser prefeito de Palhoça do que barata de barriga pra cima!
Coordenadores de bairros - Mais inúteis do que cinzeiro em moto.
Ser atendido por telefone na Prefa - Mais difícil do que varrer escada acima.
Arrumar vazamento na Samae - Mais lento do que tartaruga grávida.
Deputado Nazareno Martins - Mais tranquilo na Assembleia do que peido em bombacha.
Suplentes de vereador do PSB - Mais passageiro na Câmara do que motorista de ônibus.
Boca da Saúde - Mais bem informado do que gerente de funerária.
Gilberto Rosa - Mais enfiado na Prefa do que cueca na bunda de gordo.
História que Palhoça conta
A dona Juventina da Jaqueira teve uma crise asmática e foi consultar no posto da Bela Vista, já que na Jaqueira ninguém tem posto. Foi muito bem atendida e dias depois voltou para o retorno.
- A senhora está se sentindo melhor? - perguntou o médico.
- Não, senhor!
- A senhora seguiu a minha recomendação de dormir com a janela aberta?
- Sim, doutor!
- E a dor no peito não sumiu?!
- Não, senhor! Mas sumiu a televisão, o DVD e o home theater!
Fui... Mas como sou insistente, na semana que vem eu volto!
Publicado em 18/04/2019 - por Beltrano